fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:03 Sem categoria

Minuta da Campanha Salarial é aprovada em assembleias regionais no Paraná

Bases sindicais filiadas à CUT confirmam o que foi aprovado na Conferência Nacional

Todos os dez sindicatos filiados à FETEC-CUT-PR realizaram as assembleias de apreciação das reivindicações da categoria bancária para esta campanha salarial. A data-base é o dia 01 de setembro.

Nas assembleias em Sindicatos do PACTU aprovação foi por unanimidade
 
Na terça-feira, 3 de agosto, os sindicatos que representam os trabalhadores bancários de Campo Mourão, Toledo e Umuarama, vinculados ao PACTU, realizaram assembléia para votação da minuta da Campanha Nacional dos Bancários 2010. Em Paranavaí e Guarapuava as assembleias foram realizadas nos dias 30 de julho e 4 de agosto, respectivamente. Nos cinco sindicatos do PACTU a pauta de reivindicações foi aprovada por unanimidade. Outras questões regionais e o valor do desconto assistencial também foram deliberados pelos trabalhadores bancários.
 
Em Guarapuava, cuja assembleia foi realizada na quarta-feira, 4 de agosto, além da aprovação da minuta, foi deliberado sobre o valor do desconto assistencial de 2% sobre o salário reajustado após o término da campanha. A partir de agora, os dirigentes do Sindicato irão intensificar o repasse de informações aos trabalhadores bancários, via e-mail e fax, e agendar reuniões nas agências durante o mês de agosto. “Nós vamos mobilizar os trabalhadores durante o mês de setembro, pois na campanha do ano passado, essa antecipação proporcionou avanços nas negociações”, conta Eloi Myszka, coordenador do Sindicato dos Bancários de Guarapuava e região. O Sindicato representa mais de 500 bancários em 23 municípios.
 
Em Campo Mourão foi aprovada a minuta de reivindicações e o pré-acordo. O valor do desconto assistencial aprovado é de 1% sobre todas as verbas fixas de natureza salarial. O Sindicato irá atuar visitando todas as agências da base para realizar debates com os trabalhadores, informar sobre as bandeiras de luta e convocar todos a participar do movimento. “Os bancários devem se manter informados, acessar nossos portais na internet, para quando ocorrer assembleias, cada trabalhador deve saber como deliberar perante as dificuldades de negociação”, desafia Luis Marcelo Legnani, presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e região.
 
Em Toledo, além da aprovação da minuta, os trabalhadores também aprovaram a representatividade do Sindicato para a negociação salarial e o valor do desconto assistencial de 1,5% sobre todas as verbas fixas (salários, gratificações e anuênios). O Sindicato irá, a partir de agora, realizar reuniões em todas as agências para preparar os trabalhadores para a mobilização. “Com relação aos trabalhadores da Caixa e dos bancos privados, estamos tranqüilos quanto ao apoio na Campanha Salarial. Já no Banco do Brasil, nossa preocupação é com um plano de reestruturação que o banco iniciou, promovendo muita gente, desmobilizando os trabalhadores para a negociação e a mobilização”, denuncia João Carlos Padilha, presidente do Sindicato dos Bancários de Toledo e região.
 
Paranavaí – De acordo com o presidente do Sindicato de Paranavaí e Região, Neil Emídio Júnior, durante a assembleia realizada no dia 30 de julho, também foi apresentada aos participantes a estratégia de campanha e de mídia, e houve a deliberação sobre o desconto assistencial, que será de 1,5%. “É o momento dos bancários. Os trabalhadores têm que ter a consciência de que participar das assembleias é parte importante nessa mobilização, para que possam deliberar sim ou não. A assembleia é o momento de decidir os rumos da campanha salarial”, convoca Neil.
 
Em Umuarama a assembléia também aprovou a minuta por unanimidade. Na semana passada, o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e região já havia realizado um outro encontro com os dirigentes sindicais, liberados e não liberados, para iniciar a mobilização dos trabalhadores na base.
 
Em Curitiba assembleia ratifica o que foi definido nas conferências
 
O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região realizou assembléia no Centro Cultural e Esportivo dos Bancários na última terça-feira, 3, com aprovação da minuta por unanimidade. “Nós realizamos a assembleia com a presença dos trabalhadores para referendar o resultado, já que toda a minuta foi construída com a participação de todos os bancários através da consulta inicial e da votação para escolha de representantes nas conferências estadual e nacional”, salienta Otávio Dias, presidente da entidade.
 
De acordo com Otávio, até o fim da primeira quinzena de agosto, serão realizadas reuniões nos locais de trabalho onde o sindicato já está visitando com diversas mobilizações, como nas agências do Banco do Brasil e do Santander. O Sindicato está aguardando a entrega da pauta de reivindicações para a Fenaban e a primeira rodada de negociações, que definirá o calendário de negociações. Após essa definição, uma coletiva de imprensa irá divulgar os próximos passos de mobilização da categoria na capital e região.

A atuação nas agências será focada nos principais bairros e todos os trabalhadores também terão acesso às informações através do informativo Folha Bancária e da atuação dos dirigentes sindicais na base. “Esse é um movimento com a participação dos trabalhadores. Desde 2004 nós assinamos acordos com aumento real, que só conquistamos com mobilizações. E esse é o nosso objetivo esse ano, conquistar nossas reivindicações com muita mobilização e regularizar pendências ainda existentes, como o PCCS e o plano odontológico no BB”, ressalta Otávio Dias.
 
Em Curitiba, a assembléia também deliberou e aprovou o desconto assistencial, mas o valor que será revertido ao Sindicato para cobrir as despesas inerentes às atividades de campanha, terá a sua definição no final da campanha. “Nós só vamos apresentar um valor aos trabalhadores após o fim das negociações, para que o desconto seja coerente com a realidade das atividades da categoria”, finaliza Otávio.
 
Por Paula Padilha, jornalista.

———————————————

Assembleias nas bases do VIDA aprovam a Minuta de Reivindicações 2010
 
Os bancários das bases de Apucarana, Cornélio Procópio e de Londrina aprovaram, em assembleias realizadas na quarta-feira (4/08), a Minuta de Reivindicações e a Minuta de Pré-acordo da Campanha Nacional Unificada 2010. Os bancários associados presentes também deliberaram a respeito da autorização para que os Sindicatos procedam as negociações e encaminhem a Campanha, bem como do desconto da Contribuição Assistencial (Taxa de Reversão Salarial).
 
Em Apucarana foi aprovado o percentual de 1% do salário bruto, em Cornélio Procópio o índice será de 1,5% e na base de Londrina não haverá desconto com esta finalidade. “Esta contribuição auxilia os Sindicatos a custear as despesas com a Campanha Salarial, na qual são feitos gastos com a publicação de editais, aquisição de materiais de divulgação, como, por exemplo, adesivos e cartazes, e outros investimentos que se fazem necessários para mobilizar a categoria”, explica Damião Rodrigues, presidente do Sindicato de Apucarana e região.
 
Em Arapoti e região, a minuta de reivindicações foi aprovada por unanimidade entre os trabalhadores presentes na assembleia realizada na cidade-sede e promovida pelo sindicato local.

Após a realização das assembleias em todo o País, o Comando Nacional entregará à Fenaban a Minuta de Reivindicações para que sejam iniciadas as negociações. “Esta é uma fase importante da Campanha Nacional, quando estaremos divulgando nossos objetivos à categoria e buscando o apoio da população, através de atividades de rua”, observa Dirceu Casa Grande Junior, presidente do Sindicato de Cornélio Procópio e região, acrescentando que isto é fundamental para mostrar aos bancos a capacidade de organização da categoria e a disposição de luta.
 
A Minuta de Reivindicações aprovada nas assembleias foi definida durante a 12ª Conferência Nacional dos Bancários, no final do mês de julho, no Rio de Janeiro. Ela prevê, entre outros pontos, o reajuste de 11%, que inclui as perdas acumuladas desde a última data-base mais 5% de aumento real nos salários, PLR de três salários, mais um valor fixo de R$ 4 mil, valorização dos pisos da categoria, com base no salário mínimo do Dieese (R$ 2.092,36), implantação do PCS em todos os bancos, entre outros pontos.
 
“A Minuta deste ano busca, além das cláusulas econômicas e o fim das metas abusivas e do assédio moral, avanços no campo social para tornar o trabalho nos bancos mais humano”, destaca Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina e região. De acordo com ele, algumas reivindicações requerem a contratação de mais bancários para acabar com a sobrecarga de trabalho nas agências e ao mesmo tempo melhorar o atendimento aos clientes, mudanças no layout dos bancos para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência e conforto a todos, mais segurança e o fim da discriminação.
 
“São propostas voltadas para as pessoas, como forma de humanizar as relações de trabalho, assim como o comportamento dos bancos diante da sociedade”, finaliza Wanderley.
 
Fonte: Vida Bancária (adaptada por FETEC-CUT-PR)

FETEC-CUT-PR.

Close