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Por 16:04 HSBC

O HSBC e as tradicionais práticas antissindicais

Foto: Joka Madruga/SEEB Curitiba

A Greve Nacional dos Bancários está apenas no segundo dia, mas o HSBC já está se superando nas práticas antissindicais. Nesta terça (30) e quarta-feira (01), o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região recebeu inúmeras denúncias de funcionários do banco inglês relatando medidas de contingenciamento e tentativa de coibir o direito de greve dos trabalhadores.

Entre as denúncias, os bancários informam as principais concentrações de contingência, como no Centro de Treinamento do HSBC, Global, Vital e Softmarketing, entre outros. Muitos trabalhadores estão sendo direcionados para locais sem estrutura adequada, sem segurança e que põem em risco suas vidas e saúde. Eles relatam também atitudes de gestores que estão pressionando os funcionários que tenha aderido à greve. A pressão para não adesão chega ao limite, com ameaças de rebaixamento e demissão.

“Todos os anos o HSBC faz a mesma coisa! Não colabora com os avanços na mesa de negociação e, quando fortalecemos a mobilização, apela para as práticas antissindicais”, afirma Cristian Zacarias, coordenadora nacional da COE/HSBC.

Palácio Avenida – No Palácio Avenida, a situação parecer estar bastante complicada. Conforme as denúncias, os gestores estão coagindo os funcionários a chegarem ainda de madrugada, antes das 6h, no local de trabalho. Outros são obrigados a entrarem no banco às 16h, após o encerramento do expediente bancário, sem hora para sair. De alimentação, os trabalhadores são obrigados a comer lasanhas congeladas, já que os gestores não autorizam a saída do prédio.

“Com tais medidas, os transtornos causados pelo HSBC extrapolam a vida profissional dos bancários e atingem a rotina privada, como, por exemplo, os horários de entrada e saída de filhos na escola. Isso é absurdo!”, acrescenta Cristiane.

O Sindicato orienta que os bancários não se submetam ao autoritarismo do HSBC. Além disso, lembra que é importante guardar todo tipo de prova do assédio, como mensagens de celular, e-mails, fotos ou gravações. As denúncias de contingência e de coerção também devem ser encaminhadas ao Sindicato para que a entidade possa tomar as providências necessárias.

Novo canal – Desde ontem (30), o Sindicato disponibilizou aos bancários um novo canal de comunicação, através do WhatsApp. Se você tem alguma informação relevante, reclamação ou denúncia, envie mensagem para (41) 9989-8018. Aos funcionários do HSBC, o Sindicato solicita que informem mais detalhes sobre o contingenciamento no Palácio Avenida, preferencialmente os nomes dos gestores que estão abusando de sua autoridade.


Por: Renata Ortega
SEEB Curitiba

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