fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:57 Sem categoria

Os 399 municípios paranaenses participam de mutirão que vai plantar 8 milhões de árvores

O Programa Mata Ciliar, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e executado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), começou a conduzir, nesta terça-feira (17), o quarto grande plantio integrado para recomposição da vegetação localizada às margens dos rios paranaenses. Como nos anos anteriores, todos os municípios do Estado aderiram ao mutirão que comemora, plantando mudas, a Semana da Árvore.

Neste ano, cada um dos 399 municípios contribuirá com o plantio de pelo menos 20 mil mudas. Os primeiros plantios – que devem totalizar, ao longo do mês, oito milhões de árvores – começam a partir desta semana.

Desde que o programa foi lançado, outras três grandes ações já foram promovidas nos mesmos moldes: no Dia do Rio, em 2004, quando foram plantadas um milhão de mudas em um dia; e nas comemorações da Semana da Árvore, nos anos 2005 e 2006. Com o apoio de parceiros conveniados ao programa e prefeituras, foram plantadas, em uma semana, cinco milhões e oito milhões de mudas, respectivamente.

“Mais uma vez estaremos unindo esforços em prol da recomposição da cobertura florestal do Paraná. Nesta Semana da Árvore os plantios serão feitos por alunos da rede estadual de ensino, grupos de escoteiros, produtores rurais, APAEs e demais parceiros do programa. Isso confirma que o governo vem cumprindo uma das propostas do programa Mata Ciliar, que é a adesão da sociedade, multiplicação e descentralização dos plantios”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues.
“Com as chuvas mais constantes da primavera, o plantio será intensificado e esperamos que até o próximo mês seja atingido o número de oito milhões de novas árvores”, acrescentou o secretário.

Plantios – Na região Norte Pioneiro serão plantadas cinco mil mudas nativas na nascente do Ribeirão Arara, manancial que abastece o município de Santa Mariana, próximo a Cornélio Procópio.

Em Londrina, na região Noroeste do Estado, está programado o plantio de duas mil mudas às margens do ribeirão Cambezinho, na próxima sexta-feira (21), quando se comemora o Dia da Árvore. Alunos da rede estadual de ensino plantarão as novas árvores para beneficiar o rio que forma os lagos Igapó e do Parque Arthur Thomas e também faz a divisa dos municípios de Londrina e Cambé.

O evento, realizado em parceria com a Sociedade Rural do Paraná, contará com a presença do vice-governador do Estado, Orlando Pessuti, do secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, e do presidente da Sociedade Rural, Alexandre Lopes Kireeff.

Em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, grupos de escoteiros brasileiros e paraguaios plantarão 10 mil mudas nativas na propriedade da empresa Mundo Selvagem, que possui grande concentração de mata nativa.

Palestras sobre aquecimento global, educação ambiental e resíduos sólidos também compõem a programação da Semana da Árvore na região de Toledo. Na Unidade de Conservação São Camilo, no município de Palotina, será realizado o levantamento da avifauna (pássaros). Vinte e cinco mil mudas serão plantadas às margens do rio do Corvo, em São José das Palmeiras.

O escritório regional do IAP em Maringá informou que 8,5 mil mudas serão plantadas nesta semana em um viveiro mantido pela Usina Alto Alegre, no município de Lobato. A iniciativa conta ainda com o apoio da prefeitura local. Além deste plantio, outras duas mil mudas serão plantadas no Parque do Japão, em Maringá, e crianças participarão da trilha “Mudança de Atitudes”, montada no Centro Universitário de Maringá (Cesumar). No município de Santo Inácio, serão plantadas três mil mudas; e em Itaguagé, outras seis mil.

A Semana da Árvore também será lembrada na região com a reunião do Comitê da Microbacia do Ribeirão Morangueiro, que irá definir um plano de ação para a recuperação das matas ciliares em sua área de ocorrência.

Na região central do Estado, o IAP e as Centrais Elétricas do Rio Jordão (Elejor) promovem, em Guarapuava, um seminário de educação ambiental direcionado a prefeitos, secretários do meio ambiente e agricultura, além de técnicos dos municípios de Candói, Pinhão e Foz do Jordão – localidades sob a área de atuação das usinas Fundão e Santa Clara, pertencentes à Elejor. São esperadas cerca de 300 pessoas.

“O governo tem plena consciência da importância da participação de cada agricultor, cada cooperativa, cada município e cada instituição. A participação da população é a única garantia de que as árvores plantadas cresçam e, com elas, a consciência das pessoas”, concluiu o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko.

Confira em anexo a Agenda Estadual Unificada da Semana da Árvore. A promoção dos eventos é uma parceria entre Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sanepar, Copel e demais parceiros do Programa Mata Ciliar. Nos municípios que não estiverem incluídos, a programação pode ser obtida por meio da prefeitura ou escritórios regionais da SEMA, IAP ou Emater.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.aenoticias.pr.gov.br.

Close