fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:28 Sem categoria

Paranavaí e Região: greve se destaca pela conscientização de clientes e trabalhadores

A força da maior greve da categoria bancária nos últimos 20 anos tem sido vista nas ruas de todo o país. A grande adesão dos trabalhadores bancários e o aumento no número de agências fechadas são recorrentes em todas as regiões.

No Paraná, a greve na região noroeste do estado também está ainda mais forte do que a do ano passado. 27 agências estão paralisadas nas 14 cidades da região de Paranavaí. Ao todo, 60% dos bancários aderiram à greve.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região, Neil Júnior, além de estar muito maior, a greve deste ano possui outro aspecto importante para o tamanho da mobilização: a conscientização de funcionários e clientes nos bancos. “Essa é a greve da conscientização. Não temos tido conflitos nos piquetes e todos estão com a compreensão de que a greve é importante e necessária para que os trabalhadores conquistem os seus direitos”.

Segundo Neil, mesmo com interditos proibitórios concedidos pela justiça ao banco Bradesco e ao banco Itaú Unibanco, os funcionários estão participando da greve, informando os clientes sobre a indignação com os banqueiros e participando das mobilizações. “De uma forma ou de outra todos estão participando da greve. A falta de novas negociações só fortalece ainda mais o movimento. Os trabalhadores bancários não aguentam mais serem tratados com tanto descaso”, afirma.

Por Cícero Bittencourt

FETEC-CUT-PR

Close