fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:53 Sem categoria

Partido dos Trabalhadores lidera a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

O Partido dos Trabalhadores (PT) continua liderando a lista dos ” Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). No levantamento divulgado nesta quinta-feira (16), com o nome dos 100 parlamentares da elite do Congresso, 28 são do PT.

O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), e o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), estão entre os 18 deputados citados como mais influentes do Parlamento. A lista inclui ainda 10 senadores petistas. O  PMDB ocupa a segunda posição na lista do Diap, com 16 parlamentares.

Para Jilmar Tatto, a liderança do PT na elite do Parlamento brasileiro mostra o preparo dos quadros do partido. “Estamos no ranking da lista porque temos projetos partidários e pensamos o Brasil de forma republicana”, completou.

Desde 1995 o DIAP faz anualmente uma avaliação da atuação dos parlamentares para definir aqueles que, segundo a entidade, conseguem se diferenciar dos demais pelas suas habilidades. A pesquisa considera a capacidade dos parlamentares em serem protagonistas no processo legislativo como debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores; e formadores de opinião.

Para a escolha dos 100 “Cabeças do Congresso” de 2012 a pesquisa do Diap considerou apenas os parlamentares que estavam no efetivo mandato no período da avaliação: de fevereiro a julho de 2012. Assim, mesmo sendo influente, quem estava licenciado do mandato no primeiro semestre deste ano não faz parte da publicação.

Petistas – Além dos deputados Jilmar Tatto, Marco Maia e Arlindo Chinaglia, fazem parte da elite do Congresso Nacional os deputados do PT: Amauri Teixeira (BA); André Vargas (PR); Cândido Vaccarezza (SP); Carlos Zarattini (SP); Dr. Rosinha (PR); Fernando Ferro (PE); Gilmar Machado (MG); Henrique Fontana (RS); João Paulo Cunha (SP); José Guimarães (CE); Nelson Pelegrino (BA) – atualmente licenciado; Odair Cunha (MG); Paulo Teixeira (SP); Ricardo Berzoini (SP); e Vicentinho (SP).

Em ascensão – A pesquisa do DIAP considera ainda os parlamentares que, pelos critérios da entidade, estão “em ascensão” e que poderão futuramente entrar para a elite do Congresso Nacional. O PT também lidera a lista dos 50 parlamentares que estão em ascensão com 13 deputados. São eles: Alessandro Molon (RJ); Benedita da Silva (RJ); Cláudio Puty (PA); Domingos Dutra (MA); Erika Kokay (DF); Fátima Bezerra (RN); José Mentor (SP); Márcio Macêdo (SE); Paulo Ferreira (RS); Paulo Pimenta (RS); Policarpo (DF); Reginaldo Lopes (MG); e Rogério Carvalho (SE).

Senadores – Os dez senadores petistas que estão na elite do Congresso Nacional são: Delcídio do Amaral (MS); Eduardo Suplicy (SP); Humberto Costa (PE); Lindberg Farias (RJ); Jorge Viana (AC); José Pimentel (CE); Marta Suplicy (SP); Paulo Paim (RS); Walter Pinheiro (BA); e Wellington Dias (PI).

Vânia Rodrigues, com Site do Diap

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://www.ptnacamara.org.br

===================================================

“Cabeças” 2012: DIAP divulga lista dos 100 parlamentares mais influentes

congressonacional1

Entre os 100 “Cabeças” do Congresso, há 61 deputados e 39 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 28 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 16. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 12 nomes.

Além dos “Cabeças”, desde a sétima edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.

Nesta 19º Edição, 10 parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Legislativo. Todos estavam no grupo dos parlamentares em ascensão em 2011. São sete deputados: Amauri Teixeira (PT/BA), Carlos Zarattini (PT/SP), Givaldo Carimbão (PSB/AL), Guilherme Campos (PSD/SP), Jilmar Tatto (PT/SP), Lincoln Portela (PR/MG) e Silvio Costa (PTB/PE). Completa a lista os senadores: Ana Amélia (PP/RS), Blairo Maggi (PR/MT) e Vital do Rêgo (PMDB/PB).

Participação Feminina
A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e 8 senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 9% (cinco senadoras e quatro deputadas).

São as senadoras Ana Amélia (PP/RS), Kátia Abreu (PSD/TO), Lúcia Vânia (PSDB/GO), Marta Suplicy (PT/SP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), e as deputadas Alice Portugal (PCdoB/BA), Luiza Erundina (PSB/SP), Manuela D´Ávila (PCdoB/RS), Rose de Freitas (PMDB/ES).

Leia o resumo para a imprensa

Confira a estatística da série, desde 1994

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://www.diap.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20810:cabecas-2012-diap-divulga-lista-dos-100-parlamentares-mais-influentes&catid=45&Itemid=264

Close