fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 00:12 Sem categoria

PERDEMOS UMA GRANDE REFERÊNCIA DA POLÍTICA DA ESQUERDA. SEUS “PASSOS” CONTINUARAM A NOS SERVIR DE EXEMPLO

Por Márcio Kieller

O Paraná perdeu no dia de ontem dia 09 de agosto uma importante personalidade da militância política e sindical da Esquerda, o ex-deputado Federal, Advogado trabalhista e jornalista Edésio Franco Passos.

Somente vemos a real importância que determinadas pessoas tem para uma causa quando essas pessoas nos deixam.  Edésio Passos não era do meu convívio diário, nem do meu convívio cotidiano. Mas sou contemporâneo de militância estudantil secundarista e universitária e amigo do filho dele, o também advogado trabalhista André Passos.

Mas ao acompanhar o velório do Edésio Passos e que consegui ter uma medida para quantificar quão importante ele foi para todo o processo de construção política da esquerda e para o fortalecimento de inúmeras entidades sindicais no Paraná. Primeiro por que lá apareceram para um último Adeus e para confortar a Família centenas de pessoas das mais variadas colorações políticas e ideológicas e de diversos sindicatos de trabalhadores do Estado Inteiro. Segundo que a bonita cerimônia de despedida desse histórico militante da esquerda paranaense foi uma grande demonstração da sua trajetória profissional e política e também sem ter essa intenção foi um grande ato de defesa da democracia, que reuniu centenas de pessoas. Sem a intenção porque o centro era a homenagem ao homem, por sua história.

Mas a história Política de Edésio se confunde com a luta do movimento de esquerda para reconquistar a democracia em nosso país, que foi usurpada por um golpe civil militar em abril de 1964. E toda a história da resistência política dos movimentos de esquerda até que conquistássemos novamente a democracia, aqui no Paraná teve a marcante presença do companheiro de lutas Edésio Passos, junto com outros importantes combatentes contra a ditadura civil e militar. As greves, as lutas por moradia, a organização dos sindicatos, a organização e participação na campanha pelas Diretas Já. As eleições que o partido dos trabalhadores enfrentou, sendo que Edésio Passos, foi protagonista em diversas delas, como candidato a participação no Fora Collor, enfim a grande maioria das lutas políticas e sociais tiveram sua marca e a sua participação.

Como definiu uma antiga militante do movimento de esquerda: “Perdemos um importante soldado das nossas fileiras!” Essa frase, ajuda a dimensionar mesmo sem ter convivido com ele, mas conhecendo-o de uma forma bastante profunda pela literatura sindical, jurídico trabalhista produzida por ele, ou pelo que se utilizam de seus conhecimentos e de sua produção literária. Há alguns anos, por exemplo, fomos brindados com uma grande obra sobre os seus 50 anos do exercício da Advocacia Trabalhista, o Livro: Edésio Passos, 50 Anos de Advocacia. Um livro que com bastante clareza descreve a brilhante trajetória que Edésio teve na vida e na sua profissão.

Formado em Direito Pela UFPR, já desde muito novo sua área de atuação foram os trabalhadores suas organizações sindicais. Com presença marcante também na atuação política de resistência à ditadura militar a qual não se negou a combatê-la das mais diversas e variadas formas possíveis, na discussão política, no trabalho e na educação.

Sim na Educação. Pois junto com alguns que não aceitavam que suas filhas e filhos sofressem as influências de uma escola autoritária que só contava a história oficial ao moldes dos que alguns querem e pretendem resgatar que volte com a “escola sem partido” que não passa de escola uma escola sem consciência crítica, que não permite o estabelecimento do contraditório, como querem muitos reacionários do presente.

Rebelaram-se e construíram um proposta pedagógica com posições progressistas e de viés libertador e socialista, experiência que ficou conhecida como ADE/Oficina e posteriormente com o Centro de Pesquisas Educacionais/OCA. Que que muitas crianças e jovens tiveram a sorte de frequentar, que lhes permitiu transformarem-se em adultos com uma consciência de classe e comportamento altruísta evidentemente destacado.  Essa experiência lhe rendeu muitos problemas, pois Edésio passos teve que responder vários inquéritos policiais, mas sem dúvida nenhuma, Essa iniciativa conseguiu colocar em xeque a escola tradicional como instrumento dominador, apresentando uma escola como instrumento libertador.

Militante de esquerda da Ação Popular, sempre esteve na oposição ao regime de exceção iniciado de 1964. Teve uma militância partidária contemporânea de Luís Inácio Lula da Silva, e junto com ele foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Sendo advogado de importantes causas sociais, como da luta pelas moradias populares e do fortalecimento dos sindicatos com a criação da Central Única dos Trabalhadores.

Sua militância partidária e na advocacia trabalhista o alçou a eleição para deputado Federal nas eleições de 1990, onde teve uma expressiva votação e foi eleito. Mas antes já tinha sido candidato do partido ao Governo do Paraná e também a prefeito de Curitiba Governador.

Por todos esses motivos descritos a cima é que tenho convicção que Edésio Passos, deixa um legado importante para o movimento sindical e partidário, perdemos uma grande referência da política da esquerda. Seus “Passos” continuaram a nos servir de exemplo!

Autor: Marcio Kieller – Secretário Geral da CUT/PR e mestre em Sociologia Política

Close