fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:14 Sem categoria

Pesquisa revela que luta por Caixa 100% pública conta com apoio da maioria dos brasileiros

Levantamento foi feito pelo Paraná Pesquisas e mostra que seis de cada 10 brasileiros são contrários à abertura de capital de empresas públicas. Três estatais lideram a lista: Caixa Econômica Federal, Petrobras e Correios

A maioria do cidadão brasileiro é contrária à primazia do mercado, à livre iniciativa, à acumulação privada, à lógica da competição em detrimento da lógica da colaboração e a um Estado mínimo. Isto pelo menos ficou evidenciado por levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (27). O resultado da pesquisa é uma pá de cal nas pretensões neoliberais do governo ilegítimo de Michel Temer: seis em cada 10 brasileiros são contrários à abertura de capital de empresas públicas, por não acreditarem que esse procedimento irá melhorar a situação econômica do país.

As estatais que lideram a lista do Paraná Pesquisas, na condição de ferramentas essenciais para o desenvolvimento do país, são a Caixa Econômica Federal, a Petrobras e a Empresa Brasileira de Correios. Sem dúvida, os números dessa pesquisa funcionam como aliado de peso para a luta por uma Caixa 100% pública, levada adiante pelas entidades representativas dos trabalhadores do banco.

Foram ouvidas 2.020 pessoas de 158 cidades de 24 Estados e do Distrito Federal, entre os dias 20 e 23 de julho. Desse contingente, 60,6% são contrários à privatização de qualquer uma das 135 empresas estatais existentes no Brasil e contestam até mesmo a mínima possibilidade de o governo federal vir a desfazer-se dessas companhias.

Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, a pesquisa pode ser vista como um exemplo de que “os mais de 200 milhões de brasileiros confiam em empresas como a Caixa Econômica Federal, que atua como parceira do Estado na execução de políticas públicas para todos”. Ele opina que a inclusão social, o acesso à moradia e o planejamento urbano, razão de ser da Caixa, são valores que conferem dignidade ao povo brasileiro. E acrescenta: “Por isso os números dessa pesquisa não me surpreendem nem um pouco”.

Fonte: Fenae Net
Noticia colhida no site: http://www.fenae.org.br/portal/data/pages/8A19A30256144A2701563747AD737332.htm
Close