fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:05 Sem categoria

População de idosos chega a 1 milhão no Paraná

Para marcar as comemorações do Dia Nacional e Internacional do Idoso, o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi) promove, até a próxima segunda-feira (1º), a quinta edição da Mobilização Paranaense sobre Envelhecimento – Move Paraná. O evento, organizado desde 2003, ganha espaço entre a sociedade e a população de idosos, que já representa 10% da população total do Paraná. Um milhão de pessoas com mais de 60 anos começa a mudar o perfil das demandas da sociedade, da família e do perfil das políticas públicas.

“É uma grande responsabilidade coordenar e desenvolver políticas públicas voltadas para o idoso, porque é um grupo de cidadãos que merece muito respeito e para o qual, eu especialmente, tenho um carinho muito grande”, diz o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia. “É com muita satisfação que a secretaria apóia iniciativas voltadas para o bem-estar do idoso”, acrescenta o secretário.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Schirley Scremin, explica que a mobilização tem o objetivo de trazer à tona os assuntos ligados aos idosos, e aproveita o Dia internacional para fortalecer as ações. “Conscientizar para a questão do idoso é um trabalho permanente do Conselho, mas no Dia do Idoso nós aproveitamos para realizar a Move Paraná e chamar a atenção da necessidade de se discutir a temática do envelhecimento, não só comemorando a data, mas também buscando conscientizar a população para esses cidadãos que estão em número crescente em nosso Estado”, afirma Schirley.

O marco da abertura da Move 2007 foi no Centro de Integração do Idoso São Vicente de Paulo, em Curitiba, nesta quinta-feira (27). O evento foi escolhido, dentre outros que ocorrem no Estado, por ser a instituição mais antiga nos cuidados para a pessoa idosa.

Diversos movimentos e trabalhos estão sendo desenvolvidos em cidades do interior do Estado, chamando a atenção para o envelhecimento da sociedade. No dia 1º de outubro, Dia Nacional e Internacional do Idoso, a Move convida todos para participar da “I Caminhada Pela Dignidade dos Cabeças Brancas”, organizada pelo Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana.

CEDI – O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso é um órgão formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, com o papel de discutir, deliberar e sugerir políticas públicas direcionadas para os idosos no Paraná. Ele está sediado na Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, em Curitiba, e promove reuniões ordinárias mensais, na segunda quarta-feira do mês.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.aenoticias.pr.gov.br.

Close