fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:46 Sem categoria

Prática antissidical dos gestores expõe trabalhadores à risco

Em um dia marcado por práticas antissindicais, trabalhadores mantêm mobilização forte.

Em nome das metas e dos lucros, gestores do Banco do Brasil têm enviado mensagens via whatsapp orientando os bancários a forçar a abertura das agências e passar por cima da comissão de esclarecimento da greve.

Através de denúncia de alguns trabalhadores que se sentiram impedidos a exercer seu direito de greve, o sindicato foi até o local e constatou, além da coação e da prática antissindical, uma situação grave que deixava a segurança dos trabalhadores exposta.

“O autoritarismo ressuscita de modo diferente, mas com mesmo efeito: amedrontar e intimidar os trabalhadores ao direito de greve, nem que isso signifique colocar em risco suas vidas. O lucro vem em primeiro lugar sempre ”, afirma Pablo Diaz, diretor do sindicato dos bancários.

Durante a intervenção do sindicato, dois diretores fizeram reunião com os bancários e explicaram  a importância da greve e que a cobrança e ameaça dos gestores são práticas abusivas.

“ Nossos direitos não nos foram dados de presente, eles são frutos de muita luta e conquista através das greves, basta olhar nosso histórico” relembrou Ana Smolka, diretora do sindicato.

Durante a reunião ficou constatado que a ordem de enfrentamento vem do superintendente que repassa aos gerentes e assim sucessivamente, ou seja, se torna um problema institucional. O sindicato orienta que qualquer prática abusiva e de assédio moral seja denunciada através dos nossos canais.

Camila CecchinSEEB Curitiba

Close