fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:34 Sem categoria

Prefeitura de Curitiba se recusa a destinar lote de vacinas para grupos prioritários

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e Região está atuando incansavelmente em todas as frentes para que o direito dos trabalhadores do sistema financeiro de acesso à vacina contra o coronavírus seja garantido. O principal entrave, neste momento, é a Prefeitura de Curitiba que, em resposta a ofício enviado pelo Sindicato sobre a inclusão de bancários nos grupos prioritários do PNI, afirmou que a cidade não tem doses disponíveis de vacinas para grupos prioritários. Confirmando o posicionamento, a Prefeitura divulgou nesta quinta (15) nova convocação para 1ª dose, exclusivamente para a idade de 39 anos completos.

Ocorre que os bancários, junto aos trabalhadores dos Correios, têm direito a 20% das doses dos lotes de vacina da 30ª etapa da vacinação. Após o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciar no dia 6 de julho a inclusão de trabalhadores de bancos nos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra coronavírus, nesta quarta-feira, 14 de julho, o MS publicou o 28º Informe Técnico da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19, que estabeleceu a 30ª pauta de distribuição de vacinas e determinou, enfim, que o percentual de 20% das doses que serão enviadas aos territórios deverão ser destinadas a trabalhadores de bancos e dos Correios.

Esta 30ª etapa, de acordo com o documento, determina a distribuição nacional de 149.913.970 doses distribuídas de quatro marcas de vacinas (Sinovac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).

A estratégia de distribuição desta etapa destina 50% dessas 149,9 milhões de doses para as regiões de fronteira, e outros 46,6% a grupos prioritários de 55 a 59 anos, com distribuição proporcional aos Estados, que posteriormente distribuem proporcionalmente aos seus Municípios, e 20% do total das doses distribuídas às Unidades de Federação devem ser destinadas a Bancários e Trabalhadores dos Correios.

Doses destinadas ao Paraná

Conforme matéria mais recente divulgada pela Agência Estadual de Notícias, 235,5 mil doses chegam ao Paraná na noite desta quinta-feira (15/07). “A remessa é formada exclusivamente pelo imunizante Covishield, produzido pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e dará continuidade à vacinação da população geral com a primeira dose (D1)”, cita a publicação.

A AEN confirma o descrito no documento do MS sobre a 30ª etapa, que destina ao Paraná 45 mil doses para a população da região de fronteira (municípios de Foz do Iguaçu, Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão) e 166,9 mil doses para a vacinação por idade para a população com mais de 18 anos, totalizando 235.500 doses, e deve já encaminhar as vacinas aos municípios quantificando nesses lotes as vacinas destinadas aos trabalhadores deste grupo prioritário.

“O Sindicato está em contato com as Prefeituras da região metropolitana e também com o Estado do Paraná, assim como com os bancos, via Fenaban, para garantir que a listagem de trabalhadores chegue aos postos de vacinação, bem como demais procedimentos administrativos necessários para que a vacina seja aplicada a quem tem direito. Se a Prefeitura de Curitiba resiste em acatar, nós estamos mobilizados para uma reação que garanta a vacina para a categoria bancária”, afirma Antonio Luiz Fermino, presidente do Sindicato.

#CadêNossaVacinaGreca

Trabalhadores da categoria bancária, utilizem suas redes sociais para cobrar o direito à vacina prioritária numa mobilização virtual, utilize as hashtags #CadêNossaVacinaGreca #ServiçosEssenciaisNoPNI #BancariosNoPNI #BancariosVacinados

Bancário, instale o app Saúde Já

Um dos procedimentos de agilizar o atendimento para acesso à vacina é a necessidade de instalação do aplicativo Saúde Já, da Prefeitura de Curitiba. Baixe em seu smartphone pela playstore ou apple store, ou ainda acesse aqui para baixar pelo computador e providencie seu cadastro. A data da segunda dose será disponibilizada também pelo app.

Fonte: SEEB Curitiba

Close