fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:04 Sem categoria

Prefeituras não atendem reivindicação do Seeb Umuarama e bancários seguem sem vacina contra a Covid-19

O Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, no mês de abril deste ano, enviou correspondência para as Secretarias e Conselhos Municipais de Saúde de todos os vinte e nove municípios de sua base territorial (*), reivindicando a inclusão dos bancários nos Planos Municipais de Imunização contra a covid-19. A ação acompanhou iniciativa da Contraf-CUT e da Fetec-CUT/PR, que fizeram o mesmo pedido para o Ministério da Saúde e para a Secretaria Estadual de Saúde, respectivamente.

Infelizmente, as respostas têm sido frustrantes. A maioria dos municípios sequer respondeu à reivindicação do Sindicato (**). E os que responderam, alegaram que seguem o Plano Estadual de Imunização e que, por isso, não podem incluir os bancários entre os grupos prioritários para receberem a vacina contra a covid-19.

A única exceção até o momento veio do Conselho Municipal de Saúde de Umuarama que, motivado pelo pedido do Sindicato, aprovou Moção, dirigida ao Ministério da Saúde, apoiando a vacina para os bancários.

Wilson de Souza, coordenador do Sindicato, afirmou que “é lamentável a indiferença dos governos federal e estadual para a reivindicação dos bancários, que repercutem nos municípios. Mais lamentável ainda saber que as respostas negativas são justificadas, principalmente, pela falta de vacinas em quantia suficiente”, concluiu Wilson.

(*) Municípios da base territorial do Sindicato: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Assis Chateaubriand, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Formosa do Oeste, Francisco Alves, Guaíra, Icaraíma, Iporã, Iracema do Oeste, Ivaté, Jesuítas, Maria Helena, Mariluz, Moreira Sales, Nova Aurora, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Terra Roxa, Tupãssi, Umuarama e Xambrê.

(**) Municípios que não responderam ao ofício do Sindicato: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Formosa do Oeste, Francisco Alves, Guaíra, Iporã, Iracema do Oeste, Ivaté, Jesuítas, Mariluz, Moreira Sales, Nova Olímpia, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Terra Roxa, Tupãssi e Xambrê.

Fonte: Pactu

Close