Foto: Reprodução/Facebook

A Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR) e o Brasil de Fato promoveram nesta quarta-feira(22) o programa Quarta Sindical, que contou com as presenças da presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (ContrafCUT), Juvandia Moreira, e do presidente do Sindicatos dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, Antonio Fermino.

Comandado pelo presidente da CUT-PR, Marcio Kieller, e pela jornalista do Brasil de Fato, Ana Carolina Caldas, o programa abordou a 22.ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada na última sexta-feira (17), a campanha salarial 2020 da categoria, entre outros assuntos.

Juvandia falou que a campanha salarial foi trabalhada em cima da conjuntura do País. “Vivemos um momento complicado porque este governo, adepto da necropolítica, negligencia o trabalhador para ajudar os banqueiros. Entendemos que este ano deveríamos ter questões como a defesa do emprego, uma vez que o Brasil tem mais de 12 milhões de desempregados, e também a defesa dos bancos públicos, pois o objetivo deste governo de extrema direita é de dilapidar os bens públicos e não podemos deixar isso acontecer”, explica.

Fermino comentou sobre a forma de organização deste ano, em virtude da pandemia de Covid-19. “Foi uma experiência nova. Nosso receio era que as pessoas não se envolvessem no processo como um todo. Temos debates locais nos sindicatos, tivemos a conferência estadual no Paraná, fizemos o Congresso Eleitoral da FETEC, tivemos um envolvimento em todas estas questões. O bancário e a bancária estando em casa não deixaram de participar, de opinar de fazer a sua ação na definição nos rumos da nossa categoria”, salienta.

Confira a íntegra no vídeo aqui

Texto: Flávio Augusto Laginski

Escreva um comentário

Rua XV de novembro, 270, sala 510, Centro, Curitiba-PR, CEP 80020-310, Fone (41)-33229885, Fax (41)-33245636, fetec@fetecpr.org.br