Rua XV de novembro, 270, sala 510, Centro, Curitiba-PR, CEP 80020-310, Fone (41)-33229885, Fax (41)-33245636, fetec@fetecpr.org.br
 
 
publicado em 10 de abril de 2017 às 16:27:
Pressionada, Funcef anuncia pagamento de resgate para quem aderiu ao PDVE
espera2.png

07 Abril 2017 – 17:23

Após mais de um mês de atraso, depois de pressão de entidades e dos participantes, Fundação diz que fará “antecipação” dos resgates do Novo Plano, o que ocorrerá de forma parcelada e em lotes. Participantes do REB ficam de fora

Nesta sexta-feira (7), 48 horas após o questionamento público feito pela Fenae, a Funcef divulgou o cronograma de pagamentos de resgates para participantes que aderiram ao Plano de Demissão Voluntária Extraordinário (PDVE) da Caixa. A Fundação informou em comunicado que vai “antecipar os pagamentos” a partir do dia 25 de abril, ainda que o início do período de desligamento dos empregados tenha começado em 14 de fevereiro.

O cronograma prevê o pagamento dos resgates somente para o Novo Plano, o que deverá ocorrer em duas parcelas: uma referente às contribuições feitas até dezembro de 2016 e outra relativa aos três primeiros meses de 2017. Estão programados dois lotes a cada mês até que a demanda seja normalizada. A Funcef informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que estuda um índice de atualização para os resgates dos participantes do REB.

A Diretoria de Benefícios informou que começou a processar os pedidos retidos, e o primeiro lote de pagamentos deve incluir 180 participantes. Questionada, a Funcef afirmou que “considera o cronograma anunciado como adequado”. “Parte dos empregados que se desligaram a partir de fevereiro terá que aguardar para receber no final de abril uma parcela do resgate, e os demais ainda poderão esperar por meses”, alerta a diretora de Administração e Finanças da Fenae, Fabiana Matheus.

Resgate do acumulado em 2017

A Fundação informou também que as contribuições feitas nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano não entrarão no cálculo e serão pagas posteriormente, em resgate complementar, devido às cotas dos planos, que ainda não foram atualizadas. Segundo a Funcef, o resgate complementar poderá ser solicitado depois que o balanço de 2016 for aprovado. “Essas condições não foram informadas aos participantes antes da adesão ao PDVE”, adverte a diretora da Fenae.

Antes do PDVE, Funcef já sabia que não poderia liberar o resgate

Em matéria publicada na última quarta-feira (5), a Fenae questionou as alegações da Funcef de que estava impedida de realizar os pagamentos dos resgates porque, para fechar o balanço de 2016, aguardava a entrega de um laudo da Eldorado Brasil Celulose “o que ainda não tem data definida para ocorrer, dada a investigação em andamento da Operação Greenfield da Polícia Federal”. Como alertou a Fenae, os fatos já eram de conhecimento dos gestores da Funcef no final do ano passado, portanto, antes do lançamento do PDVE, dado que a Eldorado já foi alvo de denúncias publicadas na imprensa feitas por um diretor da Fundação que também é membro do Conselho de Administração da empresa.

“Como membro do conselho da Eldorado, a Funcef já sabia que a empresa não tinha o laudo e que isso impediria o pagamento dos resgates aos participantes que aderiram ao PDVE. A Funcef tinha obrigação de informar que os trabalhadores seriam obrigados a aguardar”, critica o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Fonte: Fenae.

Noticia colhida no síte:http://www.fenae.org.br/portal/fenae-portal/noticias/pressionada-funcef-anuncia-pagamento-de-resgate-para-quem-aderiu-ao-pdve.htm

deixe seu comentário

 
últimas notícias
22 de novembro de 2017
O que ameaça contas do país não é a Previdência, mas medidas de Temer,...
21 de novembro de 2017
  Reforma trabalhista aumentará a desigualdade no Brasil’, diz economista
20 de novembro de 2017
Ex presidente do Uruguai Pepe Mujica fala durante a Jornada Continental pela Democracia
20 de novembro de 2017
  Na crise, desemprego cresceu mais para negros
17 de novembro de 2017
  Lula continua ganhando de todos, aponta última rodada da pesquisa CUT/Vox Populi
  © Copyright 2011. Todos os direitos reservados.
WebmaniaBR® - Ideias em códigos