Rua XV de novembro, 270, sala 510, Centro, Curitiba-PR, CEP 80020-310, Fone (41)-33229885, Fax (41)-33245636, fetec@fetecpr.org.br
 
 
publicado em 13 de junho de 2018 às 9:30:
Trabalhadores acampam no Centro Cívico contra congelamento de salários

Vigília da data-base reúne Fórum das Entidades Sindicais e servidores públicos do Paraná de diversas categorias pelo pagamento de reajuste salarial, que está congelado desde 2016

Foto: APP Sindicato

O Fórum das Entidades Sindicais (FES), que articula os diversos sindicatos de trabalhadores vinculados ao Governo do Paraná, ergueu acampamento na última segunda-feira, 11 de junho, em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba. Os trabalhadores exigem da governadora Cida Borghetti (PP) a retomada do pagamento da reposição da inflação e o envio do projeto de lei concedendo o benefício para votação na Assembleia Legislativa do Paraná.

A data-base para reposição anual das perdas da inflação nos rendimentos dos(as) servidores(as) públicos do Paraná é no mês de maio. Desde 2016 o funcionalismo do Poder Executivo – professores(as) e funcionários(as) de escolas, funcionários(as) da saúde, agentes penitenciários(as), policiais e outras categorias – estão com os salários congelados por decisão do ex-governador Beto Richa (PSDB). A dívida com os(as) trabalhadores já está acumulada em quase 12%.

Os servidores estão acampados porque nem os 2,76% de reajuste referentes à reposição da inflação dos últimos 12 meses o governo de Cida Borghetti pretende pagar. Com a instalação do acampamento, a pressão dos servidores fez com que o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traino, retirasse da pauta de votação os projetos de reajuste do Legislativo, Tribunal de Justiça, TCE, MP e Defensoria Pública, com suspensão até a próxima segunda-feira, 18. Os demais servidores continuam de fora da pauta.

Os servidores do Executivo reivindicam que tais projetos só sejam votados quando a governadora Cida Borghetti enviar para a ALEP o projeto para o pagamento da data base deles. A exigência é de isonomia com os demais poderes. “Não somos contra o pagamento aos demais servidores. Queremos apenas ser tratados com o mesmo respeito que os trabalhadores do Legislativo e do Judiciário”, explica o presidente do SINDARSPEN, Ricardo Carvalho.

Somente os servidores do Executivo  – professores(as), funcionários(as) da educação, agentes penitenciários, servidores da saúde, policiais, entre outros da ativa e aposentados(as) – , estão com os salários congelados desde 2016, quando o governo Richa deixou de cumprir a lei e não pagou mais a reposição inflacionária.

De acordo com o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, os estudos orçamentários já comprovaram que o Estado tem condições financeiras e legais para cumprir o pagamento da reposição. Ele explica que o funcionalismo permanece em vigília para cobrar da governadora o imediato atendimento da reivindicação em respeito aos(às) servidores(as) e a população do Paraná.

A chamada Vigília da data-base realiza atividades de formação, como o debate realizado na noite de terça-feira, 12 de junho, com educadores e a comunidade sobre a mercantilização da educação e o papel do cidadão na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Acesse aqui para saber mais sobre o debate.

Saiba mais sobre a Vigília da data-base dos servidores públicos estaduais acompanhando a cobertura dos diversos sindicatos de servidores públicos estaduais:

Sindarspen

SindiSaúde

APP Sindicato

 

Com informações do FES, APP, Sindarspen e SindSaúde

deixe seu comentário

 
últimas notícias
13 de julho de 2018
  Bancos não assinam a ultratividade e frustram bancários
11 de julho de 2018
  Procon lacra agências do Bradesco em Londrina pela demora no atendimento
10 de julho de 2018
  1º Encontro de Aposentados será nesta terça, 10 de julho, em Curitiba, a partir...
10 de julho de 2018
  Ato pela democracia traz a Curitiba blogueiro que teve quebra de sigilo de fonte...
5 de julho de 2018
  Temer propõe congelamento de salário dos servidores e fim de concurso público
  © Copyright 2011. Todos os direitos reservados.
WebmaniaBR® - Ideias em códigos