fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:11 Sem categoria

Reunião Estadual discute formação do Coletivo de Combate ao Racismo

Reunião Estadual discute formação do Coletivo de Combate ao Racismo

Dirigentes sindicais cutistas discutiram o Coletivo Estadual e a organização do Seminário Nacional sobre racismo a ser realizado no Paraná em 2016
PARA AMPLIAR A LUTA
Terça-Feira, 01 de Dezembro de 2015Dirigentes de Sindicatos filiados à Fetec-CUT se reuniram no dia 27 De novembro, em Curitiba, para discutir a formação do Coletivo de Combate ao Racismo. Os Sindicatos do Vida Bancária foram representados por Ivaí Lopes Barroso, de Cornélio Procópio, e Jair Sambúdio, diretor da Fetec-CUT/PR por Londrina.

Segundo Ivaí, o objetivo é formar este Coletivo para definir ações de combate ao racismo na categoria bancária, seguindo orientação da Contraf-CUT. “Para criar um movimento forte, a intenção é que os Sindicatos tenham secretarias específicas no combate ao racismo”, explica Ivaí, lembrando que o Paraná vai sediar, em 2016, o Fórum da Visibilidade Negra no Sistema Financeiro.

O diretor do Sindicato de Cornélio Procópio afirma que no entendimento dos presentes, a criação do Coletivo deve ser adiada para que possa ser melhor planejada. “Precisamos conversar com o Almir Gomes de Aguiar, secretário de Combate ao Racismo da Contraf, para realinhar as agendas e preparar a formação do Coletivo do Paraná, além de definir a data da realização do Fórum da Visibilidade”, explica.

Na reunião, os dirigentes sindicais presentes decidiram solicitar que a Fetec-CUT/PR viabilize os seguintes procedimentos:

– contratar uma empresa especializada para realizar pesquisa no Estado com a finalidade de apontar dados estatísticos a respeito dos negros no setor bancário;

– organizar um Seminário Estadual para abordar de forma profunda o combate ao racismo;

– indicar até o dia 15 de dezembro deste ano um dirigente sindical para atuar exclusivamente nas ações que culminarão com a criação do Coletivo Estadual de Combate ao Racismo e, posteriormente, encaminhar as demandas deliberadas por este.

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR

Close