fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:35 Sem categoria

Romaria à Santa Cândida: local de resistência, de luta e de solidariedade por Lula Livre!

O Brasil tem sido visto mundialmente como o palco de uma resistência ímpar nos últimos dias. E ao ampliarmos nosso olhar, geograficamente falando, iremos localizar o pequeno e pacato bairro da Santa Cândida em Curitiba, local em que se encontra a Polícia Federal onde o presidente Lula está sendo mantido como preso político.

Marcio Kieller é Secretário Geral da Central Única dos Trabalhadores do Paraná – CUT/PR, Mestre em Sociologia Política pela UFPR. Foto: Joka Madruga/Agência PT

Após o mundo todo ter visto um exemplo de resistência das trabalhadoras e trabalhadores e do povo em geral que cercou o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo – SP e resistiu por 48 horas, reunindo dezenas milhares de pessoas ao entorno do Sindicato para aguardar qual seria a decisão política que tomaria o Ex-presidente Lula, se atenderia o chamado de se apresentar a justiça para começar a cumprir a injusta pena que politicamente lhe foi imposta, pelo arbitrário e parcial Juiz de primeira instância Sergio Moro e que de forma orquestrada foi mantida e ampliada pelos Juízes do TR-4 em Porto Alegre. Ou não! Lula optou por não entregar-se no prazo dado, pois afinal de contas ele alega inocência, ou seja, por que um inocente se entregaria voluntariamente para cumprir uma pena por algo que não cometeu?  O ex-presidente Lula que além de ser um dos maiores líderes populares do mundo, também é um democrata e pacifista e para evitar um conflito resolveu se entregar depois de vencer o prazo para se entregar voluntariamente, obviamente para evitar que houvesse um derramamento de sangue em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Mais uma vez uma postura de um estadista e principalmente pacifista.

Mas com a inteligência que lhe é peculiar, o Presidente Lula deu se recado ao Brasil e ao Mundo que o Golpe Institucional e Parlamentar que vivemos é um golpe de Classe. Golpe contra a Classe trabalhadora do Brasil. Por isso a opção política de se refugiar dentro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, pois poderia se refugiar na Sede do Partido dos Trabalhadores ou mesmo em sua casa. Mas não, optou por esperar o momento de se entregar dentro do Sindicato. Para que as trabalhadoras e trabalhadores soubessem a que se destina o golpe, que é consolidar as reformas trabalhistas, a reforma do Estado, que além de diminuir o tamanho do estado e das políticas públicas, retiraram a maioria dos os direitos históricos das trabalhadoras e trabalhadores contidos na CLT.

O Ex-Presidente lula foi trazido para a sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, que como dissemos fica no Bairro da Santa Cândida em Curitiba no Paraná.

A vinda de Lula para o bairro da Santa Cândida alterou drasticamente a vida desse pacato bairro da cidade de Curitiba. Pois, organizou-se nacionalmente uma verdadeira Romaria de trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade, de diversos movimentos sociais ligados à questão da Terra, da água, da moradia urbana, dos Atingidos por Barragens, da Agricultura Familiar, de movimentos de LGBTT, dos Jovens e suas entidades como a UNE, UBES.  Enfim de diversas federações e sindicatos de diversas centrais sindicais, como a CUT, a CTB e até sindicatos e federações de outras Centrais Sindicais. Personalidades da políticas das mais diferentes matizes, das artes, dos esportes, das letras, das religiões e credos começaram a chegar a Curitiba para uma grande e, ininterrupta vigília e acampamento que já se estende por mais 37 dias nesse modesto bairro de Curitiba que hoje já é conhecido no Brasil e no Mundo, o bairro da Santa Cândida!

Depois da habitual e desnecessária violência da Polícia Militar do Paraná, cometida contra os apoiadores de Lula e da democracia – já conhecida no Brasil todo por eventos como o do dia 30 de agosto de 1988 e do dia 29 de abril de 2015 – provocada inclusive segundo alguns, por bombas lançadas de dentro da Própria polícia Federal iniciou se um confronto onde diversos manifestantes contra a prisão arbitrária de Lula ficaram gravemente feridos. Enquanto a integridade física do pequeno grupo que comemorava com festa e fogos de artifícios a prisão de Lula foi totalmente preservada.

Depois desse fato violento por parte da PM do Governador Beto Rixa, optou-se pela realização da Vigília que se desdobrou em acampamento popular contra a prisão de Lula. E por 10 dias os participantes dessa romaria pela Liberdade de Lula ficaram acampados no mesmo espaço da Vigília, mas a prefeitura de Curitiba chegou ao cúmulo de usar contra os cidadãos o medieval artifício do interdito proibitório, impondo uma multa surreal, as entidades que estão à frente da organização da Vigília e acampamento, se os manifestantes não cumprissem a liminar do interdito de 500 mil reais por dia. O Acampamento teve que ser retirado mediante o acordo de manutenção da Vigília. Mas isso não foi o bastante para frear o espírito de defesa da democracia e da liberdade de Lula, não pura e simplesmente por que não existem provas para a condenação do Presidente Lula, mas sim pelo que ele representa para a população mais pobre e para a classe trabalhadora do Brasil e do Mundo. O que fez com que o acampamento fosse para outro espaço do Bairro da Santa Cândida, mas a Vigília se manteve no mesmo lugar e, passados 36 dias da vinda do presidente mais popular da história do Brasil para o bairro o que mais impressiona é o vigor da Vigília e Acampamento Lula Livre.

A quantidade de caravanas que começaram a chegar a Curitiba, o número de pessoas que se dirigem a sede da Polícia Federal e também a quantidade de personalidades da política das mais diferentes matizes, das ciências, das artes, das músicas, dos movimentos sociais, dos partidos progressistas que chegam a Curitiba para, a grande e ininterrupta, Vigília e Acampamento por Lula Livre que já se estende por mais de um mês para prestar solidariedade ao Presidente Lula e protestar contra a violência desnecessária da PM, transformando o local no centro político de resistência pela liberdade para Lula. Desde então a Vigília e Acampamento que tem recebido trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade dos quatro cantos do Brasil e pessoas de diversos países do mundo.

O local entre as ruas Guilherme Matter e Dr. Barreto Coutinho ganhou até uma Praça denominada de Olga Benário, alusão ao nome da militante comunista judia alemã,  que foi entregue pelo Supremo Tribunal Federal e pelo governo de Vagas a Hitler durante a Segunda Grande Guerra. O Espaço é onde acontecem todos os dias pela manhã, pela tarde e no inicio da noite as saudações ao presidente de Lula, com atos políticos e culturais que tem contato com a presença de inúmeras personalidades e muita gente no local.

Nessa praça é onde acontecem todos os dias pela manhã, pela tarde e no início da noite, as saudações ao presidente de Lula, com atos políticos e culturais Passados 36 dias da vinda do presidente mais popular da história do Brasil para o bairro, o que mais impressiona é o vigor da Vigília e do Acampamento. O número de pessoas que se dirigem a sede da Polícia Federal e também a quantidade de personalidades da política das mais diferentes matizes, das ciências, das artes, das músicas, dos movimentos sociais, dos partidos progressistas, dentre elas pré-candidatos a presidente da republica como Guilherme Boulos, Manuela D’ávila, Fernando Haddad. Também estiveram visitando o local, governadores de nove estados do nordeste e outros os ex-governadores como Roberto Requião, Senadores, deputados federais prefeitos, dentre tantos outros nomes importantes das artes e da política que começaram a chegar à Curitiba. O que fez com que o local se transformasse na grande vigília permanente por Lula Livre. E a solidariedade e a representação simbólica do ex-presidente Lula trouxe também a esse bairro de Curitiba, inúmeras representações de entidade internacionais, como o Premio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel e o famoso Frei Brasileiro Leonardo Boff. O presidente Lula que não cometeu nenhum crime está preso injustamente, e como a Justiça nesse caso, não está fazendo justiça, mas fazendo sim fazendo política. Inúmeras personalidades políticas são categóricas em dizer que o Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva é um preso político, por que tem sido mantido em total isolamento.

A vigília pela liberdade do presidente fez com que a ruas nas imediações da Polícia Federal se transformassem numa verdadeira Ágora (ágora – é o termo Grego para o local da assembleia, da reunião, do espaço de debates públicos e democrático) onde durante o dia e início da noite revezam se personalidades das mais diferentes áreas em falas de defesa da democracia, dos direitos da classe trabalhadora que foram vilipendiados pelo golpe institucional e parlamentar implementado no Brasil em 2016 com o impeachment sem crime da presidenta Dilma Rousseff. Essas são as principais marcas das falas de políticos e intelectuais intercaladas com atividades culturais e artísticas que tem transformado as ruas nas proximidades da Polícia Federal do Paraná em um verdadeiro Fórum Social, evidenciado pelos grandes nomes que aqui já passaram para denunciar ao Brasil e ao mundo o golpe institucional, parlamentar e de classe que estamos vivendo no Brasil, onde a injusta prisão do Presidente é somente mais uma de suas etapas. Por isso é que acontece essa verdadeira romaria ao Bairro da Santa Cândida, local de resistência, de luta e solidariedade por lula livre!

Viva a Democracia! Viva a Vigília e Acampamento Lula Livre!

 

Por Marcio Kieller
Secretário Geral da Central Única dos Trabalhadores do Paraná – CUT/PR, Mestre em Sociologia Política pela UFPR

Close