fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:42 Sem categoria

Saúde do trabalhador: Projeto “Clínica do trabalho” avança

O projeto visa discutir as relações de trabalho que adoecem e promover bem estar para o bancário.

A segunda fase do projeto “Clínica do Trabalho”, promovido pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, teve início na tarde da última quinta-feira, 04 de agosto no Espaço Cultural e Esportivo. Durante a primeira fase, foram realizadas entrevistas com alguns bancários e organizado uma pré-seleção para participar da fase seguinte. Já nesta segunda etapa, foi dado início a terapia em grupo.

O projeto visa discutir as relações de trabalho que adoecem, bem como ser um espaço de escuta e troca de experiências em comum, que foram relatadas nas entrevistas individuais, a fim de promover bem estar e qualidade de vida para os trabalhadores. Segundo uma das idealizadoras do projeto, Cristiane Aparecida de Moura, a terapia em grupo apresenta muitos benefícios pois a troca de experiências ajuda na percepção de que os problemas não acontecem de maneira isolada.

“O adoecimento, muitas vezes, é visto de forma negativa dentro dos bancos. O projeto vai proporcionar um espaço em que esses trabalhadores que passaram por situações traumáticas possam falar sem sentir culpa ou vergonha”, afirma Moura.

O grupo é formado em sua maioria por trabalhadores que estão afastados ou que já foram desligados. Um horário diferenciado está previsto para atender aos bancários que estão adoecidos, mas que continuam trabalhando. Outra preocupação do projeto é complementar o atendimento feito pelo assistente social e dar suporte em um possível retorno ao trabalho.

“A maior dificuldade dos bancários é encontrar um amparo no retorno, pois apesar de muitos terem acompanhamento psicológico particular, ficam inseguros na volta, pois acham que o problema acontece só com ele. Inseridos dentro de um grupo, a possibilidade de voltar a trabalhar mais fortalecidos é grande”, afirma Edeildo de Oliveira Júnior, assistente social do Sindicato.

 
Parceria
Em parceria com o Núcleo de Práticas Psicológicas da PUC-PR, o projeto “Clínica do Trabalho” teve início no dia 02 de junho e o atendimento está sendo realizado todas as quintas-feiras, no Espaço Cultural, a partir das 14h00. É necessário prévio agendamento através da Secretaria de Saúde, pelo telefone (41) 3015-0523. A equipe conta com estudantes do último período de Psicologia, com a supervisão de mestres e acompanhamento de assistente social do Sindicato.

“O Sindicato é um espaço de luta e também de acolhimento. Essa parceria vem somar forças e será fundamental na busca de solução de muitos problemas. Assim como a Universidade tem projetos de extensão, o Sindicato tem projetos de cidadania”, destaca Elias Jordão, presidente do Sindicato.

Por Camila Cecchin

Notícia colhida no sítio http://www.bancariosdecuritiba.org.br/noticias-interna/17/saude/25425/saude-do-trabalhador-projeto-clinica-do-trabalho-avanca

Close