fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:38 Sem categoria

Saúde: é preciso falar sobre subsídios

Em um momento em que se discute a revisão de critérios para a concessão de subsídios – como anunciado pelo ministro interino Henrique Meirelles – alguns subsídios têm sistematicamente fugido da análise do governo interino e da grande mídia.

Estudo de Carlos Octávio Ocké‐Reis (Ipea) e Filipe Nogueira da Gama (RFB) faz uma radiografia do gasto tributário em Saúde: é apresentada estimativa da renúncia de arrecadação fiscal entre 2003 e 2013, utilizando dados agregados dos contribuintes declarados à Receita Federal do Brasil (pessoa física e pessoa jurídica), seja do lado das famílias e dos empregadores, seja do lado da indústria farmacêutica e dos hospitais filantrópicos. Na prática, tais renúncias funcionam como subsídios.

O gasto tributário em Saúde, segundo os autores, pode ser distribuído em seis componentes:

(i) Despesa médica do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF)

(ii) Despesa com assistência médica do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ)

(iii) Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – Pronon/Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas-PCD)

(iv) Desoneração da Contribuição dos Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins para a produção de medicamentos

(v) Alíquota zero de PIS/Cofins para produtos farmacêuticos e produtos químicos intermediários de síntese

(vi) Isenção de IRPJ/CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, Cofins e Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) para os hospitais filantrópicos.

Os autores mostram que o gasto tributário em Saúde (renúncia de arrecadação fiscal) como proporção das despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS) do Ministério da Saúde se manteve praticamente estável entre 2003 e 2013 e a proporção da renúncia caiu quando houve aumento nominal do gasto direto, como se observou entre 2009 e 2012. Considerando as necessidades de financiamento do SUS, os autores consideram importante mostrar que, em onze anos, a preços médios de 2013, o governo subsidiou o setor em aproximadamente R$ 230 bilhões.

Segundo os autores, boa parte das desonerações incide sobre contribuições sociais atreladas ao Orçamento da Seguridade Social (OSS) e os gastos tributários correspondem a recursos públicos indiretos.

Para ler mais:

Radiografia do gasto tributário em Saúde – 2003/2013
leia mais

Boletim diário de política social – Ipea: análise da renúncia de arrecadação fiscal em saúde no Brasil
leia mais

Meirelles diz que, se houver aumento de impostos, será temporário
leia mais

* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora,
não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.

Notícia colhida no sítio http://novo.fpabramo.org.br/content/notas-fpa-politica-social-320

capturadetela20160122axxs134109

a31a25e4-3a95-4220-a9e6-d3b5e563e0a4

greveturma

Close