fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:10 Sem categoria

SAÚDE O que é Dermatite Alérgica?

O que é Dermatite Alérgica?

Domingo, 30 de Março de 2014

A Dermatite Alérgica, também chamada Eczema de contato ou Dermatite de Contato, é uma inflação da pele em função do contato direto com alguma substância que causa irritação. O caso mais comum surge pelo contato com ácidos, materiais alcalinos, como, por exemplo, sabonetes e detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. No começo essa irritação se parece com uma queimadura.

Já a Dermatite de Contato Alérgica é causada pela exposição da pessoa a algum material ao qual ela é sensível. Os sintomas demoram mais para aparecer e a inflamação da pele pode ser leve ou até mesmo grave, provocando vermelhidão e feridas abertas.

Entre outros fatores geradores de alergia estão determinadas plantas, metais, antibióticos, anestésicos, cosméticos, poeira e até mesmo alimentos.

O principal exame para diagnosticar a alergia é o teste de contato, no qual são colocados adesivos na pele com possíveis materiais irritantes. O médico também pode realizar biópsia de lesão de pele ou a cultura da lesão de pele.

Para tratar a Dermatite primeiro deve-se evitar a exposição ao agente que está provocando a alergia e lavar com água corrente o local afetado. Também podem ser usados  cremes ou pomadas com corticosteroides para reduzir a inflamação. Nos casos mais graves de irritação da pele procure um médico.

Matéria colhida no sítio: http://www.vidabancaria.com.br/Noticia.aspx?id=1094

Close