fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 17:05 Sem categoria

Saúde/Caixa é alvo de negociações entre sindicatos e a Caixa

A Caixa Econômica Federal apresentou ontem, dia 5, uma proposta para o movimento sindicalsobre a cobrança das participações atrasadas do Saúde Caixa. Antonio Fermino foi o representante do Sindicato dos Bancários de Curitiba na reunião. “A proposta não agradou”, afirma Fermino, secretário de bancos públicos. “Na reunião anterior pontuamos alterações que não seriam toleradas pelos trabalhadores, especialmente porque quem causou o atual problema no plano foi a própria Caixa”. Na avaliação dos representantes dos bancários, na proposta apresentada. os empregados serão penalizados pelo problema no sistema.

Segundo a proposta da Caixa, haveria a cobrança de TR (Taxa Referencial) sobre as participações ocorridas entre março de 2005 e abril deste ano, período em que o sistema não funcionou e os valores não foram cobrados. O banco também propôs o parcelamento em até 24 vezes, sendo a parcela mínima estabelecida em R$ 50.

Outro ponto que não foi respeitado é o pagamento dentro da margem consignável de no máximo 10% dos vencimentos, conforme previsto nas regras do Saúde Caixa.

Segundo Fermino, o banco também propôs fazer o débito na conta corrente dos empregados e não no contra-cheque como reivindicam os representantes dos trabalhadores.

A Caixa quer iniciar a cobrança a partir de 20 de setembro, com a opção do empregado em pagar tudo de uma vez ou parcelar em até 24 vezes. “A proposta será debatida e vamos formular uma contra-proposta até o início de agosto. Nova reunião de negociação está marcada para dia 8 de agosto”,explica Fermino. “Só vamos fechar acordo se estes pontos prejudicais aos bancários forem retirados”.

A Contraf-CUT também cobrou da Caixa a abertura de negociações sobre as dívidas impagáveis do antigo PAMS, já que a empresa restabeleceu o processamento de dados. Também foram pautados os problemas enfrentado pelos bancários como a rede credenciada do Saúde Caixa. “O Conselho de Usuários tem recebido reclamações de várias localidades do país sobre a rede credenciada. Reafirmamos para o banco nossa proposta de formar, no âmbito das gerencias de filial de pessoas, comitês de acompanhamento de credenciamento e descredenciamento, formado por representantes indicadao pelas entidades sindicais e associativas”, destaca Plínio.

Essas questões serão debatidas pelo Grupo de Trabalho sobre Saúde, da Caixa, que reúne-se nos próximos dias 10 e 11, em Brasília.

A Contraf-CUT cobrou respeito na política da Caixa que restringe o uso da internet para os empregados. Ela é discriminatória, porque bancários de um determinado nível para cima têm acesso sem restrições. A Caixa argumentou que está verificando os problemas apontados pelos trabalhadores no dia-a-dia e que há previsão de instalação de alguns equipamento com internet livre nas agências, para serem utilizados nos momentos de intervalo.

Sobre os caixas RETPV, o banco informou os resultados de um estudo que aumenta o número de iniciais de 380 para 601 cargos, sendo 504 já providos. A Contraf manifestou estranhamento ao estudo e defendeu que cada RETPV tem de ter pelo menos um caixa.

Outras pendências cobradas foram sobre o auxilio alimentação para aposentados, a correção das concessões de vale transporte hoje irregular por causa de uma interpretação equivocada da lei e a reabertura do saldamento do REG Replan. A Caixa informou que ainda não tem posição para todos esses itens. “Estamos preparando o Congresso dos Empregados e esses temas estarão pautados. Vamos cobrar avanços e lutar muito durante na campanha salarial”, finalizou Plínio.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO: www.bancariosdecuritiba.org.br

Close