fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:26 Sem categoria

Se apresentar sintomas da Covid-19, não vá trabalhar

Mais uma vez, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e região orienta que as trabalhadoras e os trabalhadores adotem uma atitude preventiva e, em caso de sintomas da Covid-19, não compareçam presencialmente ao local de trabalho. “Mesmo antes do resultado positivo do exame, é muito importante que as pessoas com sintomas façam o isolamento. Isso pode evitar muitas contaminações, inclusive de colegas de trabalho”, explica Patrícia Carbornal, secretária de Saúde do Sindicato.

Vale destacar que essa é a orientação oficial da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, conforme consta na Portaria Conjunta n° 20, de 18 de junho de 2020, que orienta o afastamento imediato dos trabalhadores em atividades presenciais que sejam casos suspeitos de Covid-19. “Embora a testagem seja muito importante, é necessária uma atitude preventiva já nos primeiros sintomas. O exame deve ser realizado dentro da janela imunológica correta, por isso, é preciso aguardar a evolução dos sintomas já em isolamento”, acrescenta a dirigente sindical.

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas aparecem, em média, após 5 ou 6 dias depois da infecção com o vírus, mas podem aparecer em até 14 dias. Os principais sintomas da Covid-19 são:
– febre
– tosse seca
– cansaço
– dores e desconfortos
– dor de garganta
– diarreia
– conjuntivite
– dor de cabeça
– perda de paladar ou olfato
– erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
– dificuldade de respirar ou falta de ar
– dor ou pressão no peito
– perda de fala ou movimento

Fonte: SEEB Curitiba

Close