fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:27 Sem categoria

Seeb Umuarama reivindica inclusão dos bancários nos Planos de vacinação contra a covid-19

O Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região enviou correspondência para todos os municípios de sua base territorial, reivindicando a inclusão dos bancários entre os grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19. Com isto, o Sindicato acompanha iniciativa da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná).

Segundo Wilson de Souza, coordenador do Sindicato, “o pedido se baseia no fato de que os decretos que restringem atividades, em função da pandemia, sempre determinam que os bancos devem permanecer funcionando, por serem considerados como atividade essencial. Portanto, é coerente que o poder público inclua a categoria bancária entre os segmentos que serão priorizados para a vacinação”, destacou o dirigente.

Ainda segundo Wilson, as correspondências foram enviadas simultaneamente para as Secretarias e os Conselhos Municipais de Saúde dos vinte e nove municípios representados pelo Sindicato: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Assis Chateaubriand, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Formosa do Oeste, Francisco Alves, Guaíra, Icaraíma, Iporã, Iracema do Oeste, Ivaté, Jesuítas, Maria Helena, Mariluz, Moreira Sales, Nova Aurora, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Terra Roxa, Tupãssi, Umuarama e Xambrê.

Leia a íntegra da correspondência enviada aos municípios:

 

Umuarama, 07 de abril de 2021

AO

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE (NOME DO MUNICÍPIO) E

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE (NOME DO MUNICÍPIO)

(NOME DO MUNICÍPIO)

Ref: PLANO MUNICIPAL DE IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19

Senhor(a) Presidente, Senhora(a) Secretário(a).

Este Sindicato acompanha de perto e com grande preocupação o avanço da covid-19 no Brasil e nos municípios de nossa região. Causa-nos especial preocupação a falta de coordenação nacional no enfrentamento à pandemia e, sobretudo, a lentidão no processo de vacinação da população. Por isso, temos apoiado e participado de todo tipo de mobilização em favor da bandeira “Vacina Para Todos Já!”

Acreditamos que V.Sa. já tenha observado que os bancos e cooperativas foram excluídos de quase todos os decretos de lockdown e/ou medidas restritivas, tanto do poder público estadual como dos municipais. Isso acontece por causa do Decreto da Presidência da República nº 10.239, de 28/04/2020, Art. 3º, Par. 1º, que considera, da mesma forma que os decretos estaduais e municipais, que a atividade bancária com atendimento presencial é essencial, ou seja, mesmo com os decretos de lockdown anunciados pelo governo do estado e pelos municípios, as agências bancárias seguem abertas como atividade essencial para a população.

Em função do exposto, avaliamos que é necessário que os bancários dos bancos e das cooperativas de crédito sejam incluídos entre os grupos prioritários para receberem a vacina contra a covid-19. Não se trata de “furar a fila”. Ao contrário. Se a atividade bancária foi considerada essencial nos decretos com medidas restritivas, nada mais justo e coerente que os trabalhadores sejam vacinados. Uma medida de proteção à vida não somente dos bancários, mas também dos cientes e usuários.

Certos de sua atenção, nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos e agradecemos antecipadamente a atenção dispensada.

WILSON DE SOUZA

Coordenador

Fonte: Pactu

Close