fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:58 Sem categoria

Seminário da CUT-PR definiu o Plano de Ação Bianual em Saúde do Trabalhador

Dirigentes de sindicatos filiados à CUT em todo o Paraná participaram na última sexta-feira (18) do Seminário sobre Saúde do Trabalhador, realizado no Espaço Cultural dos Bancários de Curitiba.

A atividade durou o dia todo e contou com diversos palestrantes. A mesa de abertura teve explanações do presidente da CUT Paraná, Roni Barbosa, de Dary Beck Filho, diretor executiva da CUT Nacional, e da presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Rosita Márcia Wilner.

O primeiro painel tratou das “Diretrizes da Plataforma da CUT – Desenvolvimento de políticas específicas à proteção social à saúde dos trabalhadores”, com palestra do secretário estadual de saúde do trabalhador da CUT-PR, Carlos Aparecidos de Melo.

A função social dos sistemas públicos responsáveis pelas políticas de saúde, previdência e assistência (SUS/SUAS/INSS) foi tratada durante o segundo painel do seminário pelo técnico em segurança do trabalho da Fundacentro/MTE, Adir Souza.

O terceiro painel – assédio moral e a saúde do trabalhador: aspectos psicológicos dessa relação no ambiente de trabalho – contou com a exposição do psicólogo Rubem Mariano. Em seguida o seminário tratou do papel dos representantes do movimento sindical cutista nos conselhos municipais e estadual de saúde.

Ao final dos debates, os participantes elaboraram o Plano de Ação Estadual de Saúde do Trabalhador da CUT 2011/2012. Entre as prioridades estão o incentivo à ampliação da participação de dirigentes cutistas nos conselhos municipais de saúde, lutar pela regulamentação da Emenda Constitucional 29, promover formação sindical com ênfase na compreensão do papel dos órgãos relacionados à saúde (CIST, CEREST, Conselhos), formação específica da CUT em conselheiros da área, criar secretarias e coletivos de saúde do trabalhador em todas as entidades cutistas e realizar seminários sobre o tema a partir das regionais da CUT-PR.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br

Close