fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:52 Sem categoria

Seminário “Métodos de Gestão e Saúde do Trabalhador” em Belo Horizonte no dia 09 de dezembro

seminario

No dia 09 de dezembro o Instituto Defesa da Classe Trabalhadora e o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região  promovem, em Belo Horizonte, o Seminário “Métodos de Gestão e Saúde do Trabalhador”. O encontrotem como objetivo promover o debate sobre os reflexos da gestão empresarial na saúde e na vida dos seus empregados.

“O que podemos notar, claramente, é que há um processo de coisificação dos trabalhadores, ou seja, eles não são percebidos como seres humanos, mas sim como peças dentro de uma grande engenharia organizacional que os desgasta além dos limites. Quando é preciso estas peças são trocadas depois de tornarem-se defeituosas, o que no caso dos seres humanos, significa doentes”, explica o presidente do Instituto Declatra, Mauro Auache.

O evento já tem a confirmação de grandes nomes do direito do trabalho no Brasil e outros especialistas de áreas correlatas, formando uma equipe multidisciplinar de palestrantes. Entre eles estão os juízes do trabalho e professores universitários Guilherme Feliciano (USP) e João Humberto Cesário (Escola Superior da Magistratura Trabalhista do Mato Grosso), o sociólogo Giovanni Alves, o médico do trabalho Elver Moronte e a doutora em medicina preventiva pela USP e professora do departamento de Psicologia Universidade Federal do Paraná, Lis Soboll. O seminário ainda terá a presença de Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, Humberto Marcial Fonseca e André Ricardo Lopes da Silva como mediadores dos debates.

Vítimas do HSBC – A última mesa do dia 09 terá como tema central os “Métodos de gestão e assédio moral organizacional nos bancos”. Os advogados, Ricardo Nunes de Mendonça e Jane Salvador de Bueno Gizzi, serão os responsáveis pela apresentação dos resultados da pesquisa, da qual surgiu o movimento “Vítimas do HSBC”. Também participam as secretárias de saúde e do setor jurídico do sindicato, Ana Fideli e Karla Huning, respectivamente.

A investigação, conduzida pelo Instituto Declatra e o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, mostrou que o estresse a depressão são as doenças que mais atingem os bancários do HSBC, assim como que as mulheres são a maioria a acusarem problemas de saúde, bem como estatisticamente superiores nas representações contra o banco HSBC em casos de assédio.

Outro dado assustador levantado pela investigação diz respeito a mortes e suicídios. Entre 2006 e 2013, foram registradas 7.074 mortes de bancários no Brasil. A principal causa de morte, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foi o infarto. Outro dado que chamou a atenção dos pesquisadores é o fato de que, dos trabalhadores que citaram problemas de saúde em decorrência do trabalho, a maioria não tinha histórico de afastamento por doenças.
A pesquisa foi realizada com uma equipe multidisciplinar avaliando dados da homologação de desligamento de bancários no sindicato da categoria, além de ações contra o banco HSBC em Curitiba. Além dos pesquisadores jurídicos do Instituto, outros profissionais da área da saúde e estatísticos também analisaram informações do Ministério da Previdência e do INSS para análise dos afastamentos por problemas de saúde.

Saiba mais sobre o “Vítimas do HSBC” no hotsite da campanha e acompanhe também a Fan Page do movimento.

Serviço: Seminário “Métodos de Gestão e Saúde do Trabalhador”
Data: 09/12/2015
Horário: 9h
Local: Auditório da OAB, Rua Albita, nº 260, bairro Cruzeiro. Belo Horizonte.

Close