fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:25 Sem categoria

Sindicato de Curitiba lança Campanha Nacional dos Bancários 2018

Reivindicações da categoria ganharam as ruas nesta quinta (21), no Centro de Curitiba.  O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região realizou o lançamento da campanha em um grande ato na Boca Maldita, reunindo dirigentes sindicais de todos o bancos.

Foto: Joka Madruga/SEEB Curitiba

A Campanha Nacional dos Bancários 2018 ganhou as ruas da capital paranaense nesta quinta-feira, 21 de junho. O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região realizou o lançamento da campanha em um grande ato na Boca Maldita, reunindo dirigentes sindicais de todos o bancos. A mobilização destacou o lucro dos bancos mesmo em tempos de crise, o descaso destas instituições com a sociedade brasileira e a necessidade dos trabalhadores estarem unidos frente à atual conjuntura de ataque aos direitos.

“Em todo o País, bancários estão mobilizados no dia de hoje para dar visibilidade ao início da nossa campanha salarial. Com o lema “Todos por tudo”, vamos construir a unidade e a resistência necessárias para enfrentar os patrões após a Reforma Trabalhista”, resumiu Elias Jordão, presidente do Sindicato e membro do Comando Nacional. “Nossa luta não é apenas por mais saúde, melhores condições de trabalho e remuneração justa aos bancários. Queremos também um Brasil democrático, com desenvolvimento social e econômico para todos”, acrescenta.

As falas dos representantes dos trabalhadores também destacaram a importância da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, com validade até 31 de agosto de 2018, e a necessidade de mobilização da categoria para garantir os direitos conquistados. Com o fim da ultratividade, que garantia a manutenção do acordo até a assinatura de um novo, todos as cláusulas estão em risco. A primeira rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) está agendada para 28 de junho. A minuta de reivindicações foi entregue em 13 de junho.

Neste ano, os bancários exigem a manutenção dos direitos previstos na CCT e da mesa única de negociações, com bancos públicos e privados. Além disso, a categoria luta por aumento real, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais saúde e condições de trabalho, defesa dos empregos, dos bancos públicos como indutores do desnvolvimento, da democracia e contra os impactos da Reforma Trabalhista.

Ao longo dos próximos dias, o Sindicato irá realizar o lançamento regionalizado da Campanha Nacional, com atos na região metropolitana e também nos principais bairros de Curitiba.

Por Renata Ortega
SEEB Curitiba

Close