fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:10 Sem categoria

Sindicato de Londrina chega aos 64 anos de lutas

Nesta segunda-feira (26/07), o Sindicato dos Bancários de Londrina e Região completa 64 anos de fundação e de lutas em defesa da categoria. Criado como uma Associação em janeiro de 1957, numa iniciativa de bancários e bancárias para organizar atividades esportivas e culturais, em pouco tempo a entidade também passou a se dedicar em ações em defesa da jornada de trabalho, condições de trabalho e outras demandas, despertando a vocação sindical.

Diante dessa necessidade, a categoria decidiu transformar a Associação em entidade de classe, tendo conseguido no dia 26 de julho daquele ano o reconhecimento do Ministério do Trabalho para atuar como Sindicato.

Nos anos seguintes, o Sindicato participou da intensa mobilização da Classe Trabalhadora no País, que em 1961 conquistou o direito ao recebimento do 13º salário. Os bancários de Londrina também estiveram juntos no movimento que conseguiu acabar com o trabalho aos sábados nos bancos em 1962.

Assim como ocorreu com diversas outras entidades combativas naquela época, em 1964 a ditadura militar decretou a intervenção no Sindicato, impondo um período der 21 anos de uma gestão atrelada ao governo federal.

Somente em maio de 1985, bancários e bancárias de Londrina e Região retomaram o comando da entidade e o seu papel de defender os interesses da categoria junto aos bancos e do conjunto da Classe Trabalhadora, voltando a participar ativamente de diversas lutas nacionais e locais de peso, como, por exemplo, o movimento Fora Collor, Pés Vermelhos Mãos Limpas e diversas outras.

Texto: Armando Duarte Jr.

Fonte: Vida Bancária

Close