fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:02 Bradesco

Sindicatos do Paraná prosseguem Campanha de Valorização dos Funcionários do Bradesco

Sindicatos do Pactu prosseguem Campanha de Valorização dos Funcionários do Bradesco

Manifestação no Bradesco de Colorado

 Nesta quarta-feira, 05/06, os sindicatos do Pactu deram continuidade às atividades da Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários do Bradesco. A campanha é coordenada pela Contraf/CUT e foi planejada durante o Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco, realizado em São Paulo, de 02 a 04/04 deste ano.

Desde o lançamento da Campanha, em 07/05, os sindicatos do Pactu tem realizado protestos semanalmente, cobrando do Bradesco a realização de reuniões de negociações e o atendimento da pauta de reivindicações dos bancários do Bradesco, centrada principalmente no pedido de mais contratações e melhores condições de trabalho.
Clique aqui e veja imagens das manifestações.
Pressão já surtiu efeito
Segundo Jucilente de Bortoli, secretária de Finanças do Sindicato dos Bancários de Toledo, um dos objetivos da campanha já foi atingido. Na terça-feira, 28/05, a direção do Bradesco finalmente aceitou estabelecer um calendário de reuniões, para a discussão de alguns pontos da pauta de reivindicações dos funcionários. O resultado das negociações serão divulgados à medida que as mesmas forem realizadas.
Conheça as reivindicações dos funcionários do Bradesco:
Plano de Cargos, Carreiras e Salários 
Reivindicação antiga, o PCCS é o conjunto de regras e normas que estabelece critérios claros, objetivos e transparentes de promoção, escalonamento e de responsabilidades dos bancários, de forma a garantir a igualdade de oportunidades para todos e a valorização profissional.
Hoje o banco privilegia os altos escalões com milionárias bonificações de resultados. E funcionários com o mesmo cargo e função ganham salários diferentes, há estagnação na carreira, vigora o apadrinhamento e o famoso QI (“quem indica”).
Essa ausência de transparência causa insatisfação no ambiente de trabalho e faz com muitos talentos deixem a empresa por falta de perspectivas profissionais.
Saúde, condições de trabalho e reabilitação
A pressão por obtenção de metas cada vez maiores e abusivas leva ao assédio moral e aos crescentes casos de adoecimentos, tanto físicos quanto psíquicos, na categoria bancária. Queremos acabar com as metas abusivas e com o assédio moral e estabelecer relações de trabalho mais humanas.
Em relação à reabilitação profissional, o Bradesco discrimina os bancários que retornam da licença-médica, muitas vezes colocando em atividades totalmente alheias à sua função ou até mesmo em isolamento. Os bancários querem que o banco construa um programa próprio de reabilitação com base no que já existe na Convenção Coletiva, pondo fim a todas essas distorções.
Parcelamento do adiantamento das férias
Essa é uma cláusula nova que os bancários estão trazendo para a sua pauta de reivindicações. O que se quer é o parcelamento do adiantamento das férias em até 10 vezes mensais, de forma facultativa, sem acréscimo de juros ou encargos. Isso evitaria que os bancários recorressem a empréstimos para se recompor financeiramente quando retornam de férias.
A reivindicação pode ser perfeitamente atendida, pois os demais bancos, inclusive da rede privada, já concedem esse benefício aos seus trabalhadores.
Auxílio-educação
Entre os principais bancos que atuam no país, o Bradesco continua sendo o único sem nenhum incentivo educacional para o funcionalismo, apesar de exigir que os trabalhadores tenham cada vez mais qualificação.
É inconcebível um banco que apresenta lucro líquido de quase R$ 3 bilhões no primeiro trimestre do ano, com a maior rentabilidade dentre todos os bancos das Américas e da Europa segundo a consultoria Economática, não ter uma política de auxílio-educação.
O banco argumenta que já investe na qualificação por meio do Treinet. Mas ele é voltado somente aos interesses do banco e não supre a necessidade de uma formação de nível superior. Afinal, em sua propaganda o Bradesco usa muito a Fundação Bradesco para tentar demonstrar seu compromisso com a educação. Mas ele não faz esse investimento em seus próprios funcionários.

Fonte: Pactu, com Contraf/CUT

======================================================================================

Diretores do Sindicato de Londrina destacaram em reunião com os funcionários as reivindicações específicas

BRADESCO Sindicato de Londrina discute Campanha de Valorização com a agência Nova Londres

Quinta-Feira, 6 de Junho de 2013


Na atividade de hoje no Bradesco em Londrina foi distribuído
material explicativo sobre a Campanha de Valorização
dos funcionários

Diretores do Sindicato de Londrina estiveram hoje (5/06) na agência Nova Londres para divulgar a Campanha de Valorização dos funcionários do Bradesco. Foi realizada reunião com o quadro da unidade e distribuída Carta Aberta aos clientes e usuários explicando os motivos da atividade.

Durante a entrega da Minuta de reivindicações, no mês passado, o banco solicitou a criação de Grupos de Trabalho para debater os seguintes temas: parcelamento do desconto do adiantamento de férias; reabilitação profissional; e Vale-cultura. Os grupos de trabalho que discutirão estes pontos têm reuniões agendadas para os dias 6, 14 e 19 de junho. “Esperamos que o banco se sensibilize com nossas reivindicações e implemente os benefícios almejados pelos seus trabalhadores”, salienta Joseph Sonego, representante do Paraná na COE Bradesco

 

Fonte: Seeb Londrina

 

==============================================================

A Campanha de Valorização dos Funcionários do Bradesco foi divulgada hoje em Arapongas

BASE DE APUCARANA Sindicato mobiliza bancários da Arapongas em busca da valorização

Segunda-Feira, 10 de Junho de 2013A Campanha de Valorização dos Funcionários do Bradesco foi tema hoje (7/06) da atividade realizada pelo Sindicato de Apucarana na agência de Arapongas. Com material informativo e divulgação do jingle da Campanha, clientes e usuários do banco foram informados a respeito das principais reivindicações específicas dos bancários e bancárias.

“Buscamos o apoio da população a Campanha, pois os funcionários do Bradesco há muito tempo buscam melhorias salariais e a implantação de benefícios que outros bancos pagam aos seus funcionários, como é o caso do Auxílio-educação e do parcelamento do adiantamento das férias”, explica Maria Salomé Fujji, diretora do Sindicato de Apucarana.

Salomé lembra que o tema da Campanha é “Bancário Não é Lata”, em referência às metas abusivas e à sobrecarga de trabalho impostas pelo banco ao seu quadro de pessoal.

Close