fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:19 Sem categoria

Sindicatos do Vida Bancária lançam Campanha Salarial em Apucarana

Nesta quarta-feira (24), dirigentes dos Sindicatos do Vida Bancária fizeram o lançamento da Campanha Nacional Unificada em Apucarana. Os sindicalistas visitaram as agências do centro da cidade para divulgar as prioridades de luta deste ano e convocar bancárias e bancários para as atividades de pressão contra os bancos. A ação foi uma continuidade dos eventos já realizados em Londrina e em Cornélio Procópio.

“Dissemos nas agências que os direitos não caem do céu e tudo o que temos atualmente foi fruto de muito esforço. E este ano não será diferente, ainda mais porque as negociações estão ocorrendo num momento de crise política e econômica e os bancos, com certeza, querem tirar proveito disso”, aponta Maria Salomé Fujii, presidenta do Sindicato de Apucarana.

Dentre os problemas mais críticos que afetam os bancários e os clientes da região, Maria Salomé aponta a falta de funcionários, em especial do Banco do Brasil e da Caixa, que operam com menos de metade do quadro funcional necessário, como por exemplo, as agências do Banco do Brasil nos municípios de Rio Branco do Ivaí  e Ivaiporã.

Em relação à Campanha, Maria Salomé afirma que os informativos que antes eram quinzenais passaram a ser semanais e são entregues em todas as agências da região, intensificando a necessidade de a categoria continuar mobilizada. “Os bancários estão apreensivos devido à exaustiva campanha da grande mídia insistindo que muitas categorias não estão sequer conseguindo a reposição da inflação devido à crise e ao medo de perder o emprego. É nesse contexto que desempenhamos um papel importantíssimo ao mostrar que não teve e não tem crise para banqueiros que continuam com lucros exorbitantes. O maior exemplo é o Bradesco, que comprou o HSBC por R$ 16 bilhões e já pagou metade do valor só com o lucro do primeiro semestre que foi de mais de R$ 8 bilhões. Não há motivos para aceitar nenhuma proposta ultrajante do setor que mais lucra no Brasil. Estamos mobilizados, afirmou.”

 

Foto_lançamento_Campanha2016_Apucaranamaior
Maria Salomé Fujii, presidente do Sindicato de Apucarana, fala as prioridades da categoria na Campanha deste ano

 

Nas conversas com a categoria também foi lembrada a necessidade de mobilização da Classe Trabalhadora para impedir a reforma trabalhista e a entrega das principais empresas estatais e serviços públicos, como o SUS, para grupos capitalistas.

“Estamos na rua para mostrar à Fenaban e aos demais bancos que não abrimos mão das nossas reivindicações. Com nossa disposição de luta e resistência vamos em frente em busca de novas conquistas”, declara Wanderley Crivellari, diretor do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária na direção a Fetec-CUT/PR.

Foto_lançamento_Campanha2016_Apucarana001maior
Com uma dose de alegria e descontração, os Sindicatos divulgaram a Campanha 2016 em Apucarana.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
O “banqueiro” se recusou a pegar a rosa entregue
pela presidenta do Sindicato de Apucarana.

Dia Nacional de Luta na Caixa 

Aproveitando o lançamento da Campanha Salarial dos Bancários, a diretoria do Sindicato de Apucarana realizou ontem uma reunião com empregados e empregados da Caixa Econômica Federal da agência Praça da Catedral para discutir o Dia Nacional de Luta contra a privatização do banco e a retirada de direitos.

Segundo Maria Salomé Fujii, presidenta do Sindicato de Apucarana, foi destacada a importância do engajamento de todos na campanha em defesa da Caixa 100% pública e contra a política de retrocesso representada pelo governo de Michel Temer (PMDB).

“Alertamos os bancários e bancárias sobre o risco da volta da ameaça de privatização, bem como as consequências disso para os empregos e direitos atuais, deixando claro que não podemos assistir a isso calados”, relata Salomé.

Durante a reunião também foram repassadas informações a respeito da primeira rodada de negociação específica entre a CEE (Comissão Executiva dos Empregados) e a Caixa, realizada no dia 17 de agosto, quando foram discutidas as pendências da Campanha do ano passado e das negociações permanentes.

Autor: Cinthia Alves / Armando Duarte Jr.

Fonte: FETEC-CUT-PR / Vida Bancária

Close