fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:49 Itaú

Sindicatos revertem demissão de funcionários adoecidos do Itaú

Apucarana

O Sindicato de Apucarana conseguiu a reintegração de quatro bancários e bancárias do Itaú que foram demitidos no ano passado, mas que estavam com problemas de saúde.

Segundo Maria Salomé Fujii, presidenta do Sindicato, todos eram da área comercial do banco e atuavam como gerentes de contas.

“Na hora em que foram fazer a rescisão do Contrato de Trabalho no Sindicato, soubemos que eles estavam lesionados e fazendo tratamento de saúde, por isso, nos recusamos a fazer a homologação”, relata.

Diante dessa situação, Salomé afirma que foi solicitada ao banco a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), com base nos atestados de saúde deles, relacionando os problemas diagnosticados pelos médicos com as atividades exercidas no Itaú.

“Felizmente, conseguimos reintegrar três no ano passado e um este ano sem ter que ingressar na Justiça. Mas ainda falta outro que estamos tentando”, explica Maria Salomé, cobrando mudanças na política de RH do Itaú, por esperar que o funcionário adoeça para depois demitir.

Sindicato consegue reintegrar funcionários adoecidos do Itaú

Autor: Armando Duarte Jr.

Fonte: www.vidabancaria.com.br

Curitiba

Bancária foi demitida após diagnóstico de LER e engravidou durante o aviso-prévio.

Na última semana, a atuação do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região garantiu a reintegração de mais uma funcionária do Itaú. Em agosto de 2015, após ser diagnosticada com Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e retornar de uma licença-saúde, a então gerente foi demitida sem justa causa pelo banco. A bancária buscou apoio da entidade sindical para tentar reverter a demissão e, durante o aviso-prévio, engravidou.

Diante dos fatos, o Sindicato solicitou ao Itaú o cancelamento da demissão e a reintegração da funcionária. Após período de análise, o banco acatou a solicitação e reverteu a dispensa. Atualmente, a bancária se encontra em licença-maternidade.

“Gostaríamos de alertar a todos os bancários que, em caso de demissão diante de diagnóstico de doença do trabalho, procurem o Sindicato para fazer valer seus direitos. Nossa função é garantir que tais direitos sejam respeitados e temos atuado com afinco para isso”, afirma Ana Fideli, secretária de Saúde do Sindicato.

Autor: Renata Ortega

Fonte: SEEB Curitiba

Close