fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:15 Sem categoria

Software livre do Paraná extrapola as fronteiras do Estado

Será inaugurada nesta sexta-feira (31) à noite, na cidade de Mafra (SC), mais uma etapa do Circuito Paraná de Software Livre. Desde o início do ano técnicos da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) estão percorrendo várias regiões do Paraná e de outros estados dividindo conhecimentos e divulgando os produtos de tecnologia da informação desenvolvidos pela estatal paranaense. Em seu segundo ano, o Circuito já foi realizado em Paranaguá (PR), Ourinhos (SP), Maringá (PR), Umuarama (PR) e Londrina (PR).

Depois de Mafra estão agendadas para este ano as etapas de União da Vitória (PR), Concórdia (SC), Joinvile (SC) e, possivelmente, Boa Vista (RR).
Referência nacional e internacional em tecnologia de código aberto, a Celepar é responsável pelo desenvolvimento e manutenção das soluções de TI para o Governo do Paraná. A opção pelo software livre transformou a empresa num pólo de inovação tecnológica, atraindo o interesse de governos e instituições públicas e privadas.

Concebido originalmente para atender o público do Paraná, o Circuito extrapolou as fronteiras do Estado. “O compartilhamento de conhecimentos faz parte da estratégia da Celepar e do Governo, com resultados significativos para toda a comunidade. Afinal, a eficácia e a estabilidade dos sistemas em software livre estão condicionadas a troca de informações entre desenvolvedores”, destaca o presidente da empresa e secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná, Nizan Pereira.

A parceria com as universidades, profissionais e empresas de TI também faz parte da política de difusão e aprimoramento dos produtos em software livre. Em Mafra, a Universidade do Contestado é a grande parceira na realização do Circuito, cuja programação prevê para esta sexta-feira a palestra de abertura “O Software Livre no Governo do Paraná”, que será apresentada pelo diretor de IP e Multimídia da Celepar, Cláudio Crossetti Dutra, e prossegue no sábado (1º) com palestras e oficinas sobre vários sistemas de computação em código aberto, desde bancos de dados até a interface gráfica.

Mais informações: www.circuito.pr.gov.br.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.aenoticias.pr.gov.br.

Close