fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:08 Sem categoria

Temos o que comemorar neste domingo, dia 22 de dezembro: já se passaram 58 anos!

 CONVITE

Companheiros,

Somos artistas. Nossa arte? Agitamos a política sindical para mudar e melhorar a vida dos trabalhadores!

Pintamos nas paredes e nas ruas a vontade de mudar a coisas para melhorar a vida da classe trabalhadora. Mas nossa arte vai além, intervimos na realidade para mudar. Lutamos!

Nossa luta foi fantástica nessa primeira metade da década. Construímos, mesmo nas nossas diferenças e divergências, como verdadeiros artistas, um vigosoro Pacto de Unidade Intersindical. Nossas greves unitárias foram decisivas para nossos objetivos e nos tornaram mais fortes. Agora, ainda mais, o  patronato e o governo sabem da nossa força. Sabemos que podemos ir mais longe!

O Brasil vive um momento raro para se promover transformações. Os trabalhadores devem ser protagonistas dessa história que esta para ser escrita. A unidade nos fortalece!

O nosso debate nos trouxe a consciência de que devemos criar e fortalecer nossas ferramentas de luta. Vimos que conhecimento é poder. Por isso, decidimos criar um instituto nosso, capaz de produzir pesquisas, dados e conhecimento para nossa ação e luta.

É com esse propósito que convidamos os companheiros e sua entidade para participarem dessa iniciativa. Realizaremos a assembléia de fundação no nosso departamento intersindical de pesquisa. Nele reuniremos intelectuais e pesquisadores comprometidos com a luta dos trabalhadores para produzir pesquisas e conhecimento, ferramenta fundamental para nossa luta. Na nossa luta denunciamos que o custo de vida e a carestia arrocham o poder de compra dos salários. Agora vamos ter os dados que comprovem o que vemos, vivemos e sentimos.

Vamos mais uma vez nos unir nessa nova empreitada. Acredite, essa ferramenta fará diferença na nossa luta!

Vamos tomar uma decisão que nos ajudará nas lutas de hoje!

Vamos tomar uma decisão comprometida com as futuras gerações!

Vamos tomar uma decisão como artistas da classe trabalhadora!

Assembléia Intersindical

Data: 22 de dezembro de 1955, quinta-feira.

Pauta: Criação do Departamento Intersindical de Pesquisa

Que as comemoração do final do ano e o espirito do natal nos una nessa nova empreitada!

São Paulo, dezembro de 1955.

Salvador Romano Lossaco

Presidente Sindicato dos Bancarios de São Paulo

Pacto de Unidade Intersindical – PUI

——————————

Lossaco seria nosso primeiro presidente (1956 a 1958). O nome, DIEESE. Desde então milhares de trabalhadores e dirigentes construíram nesses cinquenta e oito anos os compromissos que tornaram realidade esse Departamento.

Renovamos a cada dia esses compromissos, teimando em continuar contruíndo essa história, com o mesmo sentido e principios e com objetivos renovados.

Obrigado a todos pela sua contribuição.

Vida longa ao DIEESE!

——————————————

Abraço

Clemente Ganz Lúcio

Diretor Técnico Dieese

Nota colhida na Carta das Segundas-feiras remetida pelo Diretor Técnico do DIEESE.

Close