fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:12 Sem categoria

Terça-feira, 20 de outubro, já são 27 dias de greve dos trabalhadores bancários na CAIXA

Trabalhadores esperam solução antes da audiência no TST.

Amanhã, dia 20 de outubro, segue a greve dos trabalhadores na CAIXA. A continuidade da greve e a disposição de luta dos bancários é reforçada diariamente com a postura de descaso adotada pela empresa.

O ajuizamento do dissídio coletivo, no último dia 15, só deixou a categoria mais revoltada e aborrecida com o posicionamento da instituição financeira.

A expectativa dos bancários era de que a CAIXA, assim como o movimento sindical, apostasse na via negocial, sem intervenção do Poder Judiciário. “O movimento sindical e os trabalhadores acreditam no diálogo e na transparência”, reforça Otávio Dias, presidente do Sindicato. Desta forma, a empresa poderia apresentar antes da audiência agendada para quarta-feira, dia 21, uma proposta mais interessante para os trabalhadores.

Parece que mais uma vez a CAIXA vai decepcionar seus empregados. Até o final desta segunda-feira (19), não havia qualquer sinalização de uma nova rodada de negociação.

O Sindicato de Curitiba e Região realiza nova assembleia nesta terça, dia 20, às 17 horas, em Curitiba, no bairro Rebouças, na Rua Piquiri, 380.

Além da assembleia informativa desta terça-feira, dia 20, às 17 horas, no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários, o único agendamento é mesmo o da primeira audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), na quarta.

Várias bases sindicais espalhadas pelo país já decidiram que só voltam a realizar assembleia quando tiverem alguma proposta de acordo para analisar. Outros Sindicatos, como o de Curitiba e Região e Brasília, continuam suas assembléias diariamente.

Por: Patricia Meyer.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br. ADAPTADA PELA FETEC-CUT-PR.

=====================================================

Sindicato presta esclarecimentos sobre a greve na CAIXA

Movimento grevista chega ao 26º dia na segunda-feira. Trabalhadores bancários repudiam atitude da CAIXA em recorrer ao TST.

Em relação ao movimento grevista deflagrado no dia 23 de setembro em todos os bancos do país, e mantido nas unidades da Caixa Econômica Federal a partir do dia 08 de outubro, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região esclarece:

Uma decisão de assembleia, no dia 08, aprovou a manutenção do movimento grevista na Caixa Econômica Federal e rejeitou a proposta apresentada pela instituição financeira.

A Caixa expôs nova proposta no último dia 13. Reunidos em assembleia, cerca de 400 bancários deliberaram sobre esta proposta de acordo no dia 14. A base de Curitiba e região a rejeitou e aprovou a manutenção da greve.

Desde então, a Caixa Econômica Federal não apresentou qualquer mudança nesta proposta, o que significa que, não há razão em se repetir a votação realizada na última quarta-feira (14) se não existe alteração no teor.

A Caixa, no entanto, continua utilizando-se da sua rede de comunicação interna (Caixa-mail), para tentar gerar insegurança e confusão em seus trabalhadores, apropriando-se inclusive de conquistas históricas do movimento sindical, afirmando que são benefícios concedidos pela empresa. Tal atitude fere todos os princípios de quem pretende fazer uma negociação transparente e baseada na boa fé.

Sobre o correio eletrônico que circulou na Caixa nos últimos dias, com um quadro comparativo entre propostas, é preciso esclarecer que a proposta atual da empresa é a mesma rejeitada em assembléias de todo o país no último dia 14.

Portanto, não cabe ser votada novamente. O Sindicato salienta ainda que a assembleia é soberana, é ela que define os rumos da campanha salarial e o posicionamento de toda a base de Curitiba e região. Desta forma, reuniões realizadas nos locais de trabalho não são legítimas para tomar decisões que interferem diretamente em toda a categoria.

No dia 15 de outubro, a Caixa Econômica Federal ajuizou um pedido de dissídio coletivo contra a greve dos empregados no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Para o Sindicato, a ida da Caixa ao TST representa um grande retrocesso na dinâmica de negociação e na relação da empresa com o movimento sindical bancário. A Caixa em seu pedido de liminar não discute os índices, mas pedia ao TST que considerasse a abusividade da greve.

No dia 16, o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, indeferiu o pedido de liminar da Caixa Econômica Federal, que solicitava a declaração de abusividade da greve dos trabalhadores da empresa, e marcou audiência de conciliação e instrução para o dia 21 de outubro, às 9 horas, em Brasília.

Nos processos de dissídio coletivo, a primeira etapa é a tentativa de conciliação, quando as partes sentam-se à mesa de negociação junto com o ministro-instrutor e tentam chegar a um acordo.

Não havendo entendimento, ou caso as partes rejeitem eventual proposta formulada pelo TST, o processo será encaminhado a um relator sorteado, a quem caberá examiná-lo e levá-lo a julgamento pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho.

Por: Patricia Meyer.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

======================================================

Em São Paulo, assembléia da CAIXA é na quarta-feira

Comando de Greve se reúne na terça-feira 20 na sede do Sindicato

São Paulo – A assembléia dos empregados da Caixa Econômica Federal foi adiada da terça-feira 20 para a quarta 21, às 16 horas, na Quadra do Sindicato (Rua Tabatinguera, 192, Sé). O adiamento ocorre em função de a Caixa não ter feito uma nova proposta para ser apreciada pelos trabalhadores.

“Estamos seguindo a decisão dos trabalhadores de convocar nova assembléia quando houvesse nova proposta ou quando ocorrer algum fato novo”, diz a secretária-geral do Sindicato, Juvandia Moreira.

Nesta terça-feira 20, às 16h30, haverá reunião do Comando de Greve no Sindicato (Rua São Bento, 413, Martinelli).

Gisele Coutinho – 19/10/2009.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.

===================================================

Sem diálogo, bancários seguem em greve e fazem novo ato na CAIXA

Nem a chuva atrapalhou a mobilização dos bancários da Caixa nesta segunda-feira (19). Presentes em assembleia, os trabalhadores reafirmaram a greve da categoria.

Sem novidades vindas da direção do banco, a direção do Sindicato socializou os últimos informes da paralisação.

Nestes últimos dias têm sido intensificadas as ações voltadas para a população. Durante o último fim de semana foi realizada panfletagem nas 11 feiras do Distrito Federal e vários anúncios foram divulgados em rádios explicando para os usuários e clientes da Caixa por que os bancários seguem em greve.

Os diretores do Sindicato condenaram a atitude de alguns gerentes que têm ligado para os seus subordinados e pressionado para que voltem ao trabalho. “Temos que intensificar o convencimento com os companheiros contra as pressões que os patrões vêm fazendo e ameaçando os trabalhadores. Não podemos abaixar a cabeça para essa direção”, ressaltou o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto.

Para esta terça (20), a assembleia aprovou a realização de manifestações logo cedo na entrada da Matriz I e II. Nova assembleia foi marcada para as 17h, em frente à filial da Caixa, no Setor Bancário Sul.

Uma audiência de conciliação será realizada nesta quarta-feira, às 9h, no Tribunal Superior do Trabalho, conforme decisão do ministro João Oreste Dalazen, que não considerou a greve abusiva e negou liminar à Caixa na semana passada.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdf.com.br.

=====================================================

Greve na Caixa segue forte. Nesta quarta tem audiência de conciliação

A greve nacional dos empregados da Caixa Econômica Federal manteve sua força nesta segunda-feira, 19. A grande maioria das assembléias realizadas pelos sindicatos em todo país decidiu manter a paralisação nesta terça-feira, o 27º dia de greve para conquistar uma proposta que atenda as reivindicações dos bancários.

“Os trabalhadores estão indignados com a atitude da Caixa de suprimir o diálogo e buscar a Justiça para resolver a campanha salarial. O Comando Nacional dos Bancários considera o processo de negociação como a melhor maneira para a solução de conflitos entre empresa e empregados e vai continuar insistindo nesse caminho”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

Orientações do Comando

Reunidos nesta segunda-feira 19 em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) definiram as seguintes orientações aos sindicatos de todo o país:

1. Manter e fortalecer a greve em todo o país até que a Caixa apresente uma nova proposta que contemple as reivindicações dos empregados, retomando inclusive o movimento se as assembléias assim decidirem.

2. O Comando e a CEE/Caixa participarão da audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho nesta quarta-feira, às 9h, em Brasília, quando buscarão mais uma vez uma solução pela via negocial das questões específicas, mas condenam a iniciativa da Caixa de ajuizar dissídio de greve junto ao TST, demonstrando sua falta de capacidade de encontrar soluções por intermédio da negociação.

3. O apoio dos movimentos sociais e das organizações dos trabalhadores é fundamental nesse momento de impasse. Desta forma, o Comando orienta que os sindicatos busquem reforçar o apoio dessas entidades no sentido de pressionar a direção da Caixa a retomar o processo negocial.

4. O Comando Nacional e a CEE/Caixa manterão o plantão em Brasília à espera de que a direção da Caixa Econômica Federal reveja sua postura intransigente e retome o diálogo.

Para esclarecer as implicações do processo em curso no TST, o Departamento Jurídico da Contraf-CUT divulgará nesta terça-feira 20 documento no qual discorrerá sobre os possíveis desdobramentos do pedido de dissídio.

Banco da Amazônia, BNB e Banese

Os trabalhadores do Banco da Amazônia decidiram em assembleias aceitar a nova proposta do banco, apresentada ao Comando Nacional em negociação realizada na última sexta-feira, e encerrar a greve, iniciada no dia 24 de setembro.

Enquanto isso, os empregados do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Banco do Estado de Sergipe (Banese) permanecem em greve. Os trabalhadores dos dois bancos aguardam igualmente uma proposta que atenda às suas reivindicações específicas.

Confira a a relação das assembleias que deliberaram pela continuidade da greve na Caixa até as 21 horas:

Brasília
Belo Horizonte
Rio de Janeiro
São Paulo
Porto Alegre
Curitiba
Ceará
Florianópolis
Pernambuco
Bahia
Espírito Santo
Mato Grosso
Pará/Amapá
Maranhão
Piauí
Goiás
Paraíba
Rio Grande do Norte
Rondônia
Roraima
Sergipe
Alagoas
Acre
Campo Grande (MS)
Londrina (PR)
Nova Friburgo (RJ)
Feira de Santana (BA)
Vitória da Conquista (BA)
Andradina (SP)
Assis (SP)
Blumenau (SC)
Campina Grande (PB)
Catanduva (SP)
Corumbá (MS)
Dourados (MS)
Guaratinguetá (SP)
Jaú (SP)
Lins (SP)
Marília (SP)
Naviraí (MS)
Ponta Porá (MS)
Presidente Prudente (SP)
Presidente Wenceslau (SP)
Ribeirão preto (SP)
Rio Claro (SP)
Rondonópolis (MT)
Santos (SP)
São Carlos (SP)
São José dos Campos (SP)
São José do Rio Preto (SP)
Sorocaba (SP)
Mogi das Cruzes (SP)
Três Lagoas (MT)
Tupã (SP)
Vale do Ribeira (SP)
Votuporanga (SP)
Videira (SC)
Atibaia (SP)
Vale do Paranhana (RS)
São Miguel do Oeste (SC)
Chapecó (SC)
Araranguá (SC)
Concórdia (SP)
Divinópolis (MG)
Joaçaba (SC)
Ipatinga (MG)
Juiz de Fora (MG)
Patos de Minas (MG)
Uberaba (MG)
Cataguazes (MG)

A greve está suspensa nas bases de:

Araraquara (SP)
Bragança Paulista (SP)
Caxias do Sul (RS)
Criciúma (SC)
Franca (SP)
Guarapuava (PR)
Guarulhos (SP)
Jau (SP)
Jundiaí (SP)
Piracicaba (SP)
Santiago (RS)
Teófilo Otoni (MG)
Toledo (PR)
Umuarama (PR)
Araçatuba (SP)
Arapoti (PR)
Limeira (SP)
Vale do Caí (RS)
Campinas (SP)
Guaporé (RS)
ABC Paulista
Itaperuna (RJ)
Taubaté (SP)

Fonte: Contraf-CUT.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

Close