fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 08:57 Sem categoria

TRABALHADORES BANCÁRIOS DE CURITIBA E REGIÃO REJEITAM POR UNANIMIDADE A PROPOSTA PATRONAL DE SÓ 0,3% DE GANHO REAL E REDUÇÃO NA PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS, A PLR

Os trabalhadores bancários de Curitiba e região realizaram assembléia nesta sexta-feira, dia 26 de setembro. Os trabalhadores aprovaram, por unanimidade, cruzar os braços por 24 horas no dia 30, terça-feira. A greve por tempo determinado provavelmente será realizada em todo o país, pois é a orientação do Comando Nacional – representantes dos trabalhadores bancários que negociam com a Fenaban.

A decisão do Comando Nacional em rejeitar a proposta da Fenaban de 7,5% de reajuste, o que significa apenas 0,3% de aumento real, também foi confirmada pelos bancários presentes na assembléia realizada em Curitiba.

Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, reafirmou que a proposta apresentada é vergonhosa e está muito aquém das expectativas da categoria. “Apenas 0,3% de aumento real é uma afronta aos trabalhadores. A Fenaban negou as nossas principais reivindicações, como Plano de Cargos e Salários, Previdência Complementar, melhorias na segurança bancária e fim das metas abusivas”, explicou Otávio Dias.

Além do que o conjunto da proposta apresenta a possibilidade de diminuição dos direitos dos trabalhadores, pois, ao manter o critério da última convenção coletiva na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) prejudica um grande número de trabalhadores bancários, dado que o atual patamar de lucros dos bancos não apresenta expectativa de grande crescimento em relação ao ano de 2007, portanto, as circunstâncias atuais comprometem a regra da PLR adicional nos moldes do ano passado.

Desta forma, está posto um cenário de redução de benefícios provocada pelos patrões banqueiros. “Como se isso não bastasse, os banqueiros querem reduzir direitos como vale-transporte, estabilidade pré-aposentadoria e auxílio-creche. Temos que nos mobilizar e exigir uma proposta mais coerente com os anseios dos bancários”, segundo Roberto Von Der Osten, presidente da Federação dos Bancários do Paraná (FETEC-CUT-PR), o qual afirmou ainda que a proposta dos banqueiros foi uma “molecagem”.

Os trabalhadores bancários locais (Curitiba e Região) prometem acirrar as paralisações e decidiram em assembléia, realizar uma grande greve de 24 horas no dia 30 de setembro, terça-feira. Decisão semelhante já foi tomada pelos trabalhadores bancários de Brasília-DF. Por isso, alertam à população para que não dependam das agências bancárias nesta terça-feira. Os clientes e usuários que puderem, devem antecipar seus pagamentos e demais serviços.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br E ADAPTADA PELA FETEC-CUT-PR.

===============================================

SÓ 0,3% DE GANHO REAL ! PATRÕES BANQUEIROS DIZEM QUE ISSO É POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO. E VOCÊ, O QUE PENSA E O QUE FARÁ ?

Comando Nacional dos Bancários rejeita e indica greve de 24 horas, no dia 30 de setembro, próxima terça-feira

Na rodada de negociação realizada com o Comando Nacional dos Bancários nesta quarta-feira, 24 de setembro, a Fenaban apresentou a proposta de reajuste de 7,5% (para uma inflação de 7,15% medida pelo INPC) sobre os salários e sobre todas as verbas salariais, inclusive a PLR. O Comando rejeitou a proposta no ato da apresentação, por considerá-la muito abaixo das expectativas da categoria. E orienta os sindicatos a realizarem assembléias até o dia 29 para rejeitar a proposta e aprovar greve de 24 horas no dia 30.

“Deixamos claro que a proposta é inaceitável para os bancários porque está muito distante das reivindicações da categoria e não condiz com os resultados extraordinários dos bancos e nem com as propostas que outros setores empresariais, menos rentáveis que os bancos, estão fazendo a seus trabalhadores”, diz Vagner Freitas, presidente da Contraf/CUT e coordenador do Comando Nacional.

Os representantes dos bancários reiteraram a necessidade de uma ampliação do aumento real, da valorização dos pisos salariais, da melhoria do vale-alimentação e de aumento e simplificação da PLR. Disseram que a proposta é inferior ao acordo do ano passado e insistiram para que os negociadores dos banqueiros apresentassem uma nova proposta para que pudesse ser submetida às assembléias da categoria. Mas não houve avanço.

“Os bancos já haviam rejeitado quase todas as nossas reivindicações sobre saúde e condições de trabalho, emprego, igualdade de oportunidades e segurança. Eles estão apostando no confronto. Está claro que para fazer os banqueiros avançarem nas negociações só com greve. E é isso que temos de preparar”, acrescenta Vagner Freitas.

Fonte: Contraf/CUT.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

=====================================================

Trabalhadores bancários não aceitam proposta dos banqueiros

Bancos não contemplam aumento real de 5%, não valorizam piso nem auxílios e mantêm modelo de PLR que vai pagar menos que em 2007

São Paulo – A rodada de negociação desta quarta-feira, dia 24, não durou nem uma hora. Os negociadores da federação dos bancos (Fenaban) apresentaram proposta que não atende o que os bancários querem. Diante disso, o Comando Nacional rejeitou o que foi apresentado e está convocando os trabalhadores para o Dia Nacional de Luta, nesta quinta-feira, para mostrar aos banqueiros que se não querem negociar com seriedade, a greve vem aí.

A proposta dos banqueiros é simples: 7,5% de reajuste para os salários, pisos e demais verbas, como vale-refeição, alimentação, auxílio-creche/babá – a inflação medida pelo INPC para o período de 30 de agosto de 2007 a 31 de agosto de 2008 é de 7,15%. A PLR manteria o mesmo modelo do ano passado, com o reajuste de 7,5% no valor fixo, o que configuraria 80% do salário mais R$ 943,85.

“Ou seja, a proposta feita pela Fenaban não considera os 5% de aumento real que reivindicamos, não valoriza pisos nem vales e auxílios. Está fora do que consideramos prioridade nessa campanha”, afirma o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, que faz parte do Comando. “Além disso, se o modelo de PLR não for alterado, conforme querem os bancários, a maior parte da categoria receberá menos que em 2007, já que o crescimento do lucro dos bancos, esse ano, não contemplaria o pagamento do adicional, que no ano passado chegou a R$ 1.800”, destaca.

Para o presidente do Sindicato, a saída agora é a luta. “A exemplo do que aconteceu ontem nas principais concentrações de bancos em São Paulo, temos que apontar para os banqueiros, nesta quinta-feira, nossa insatisfação e forçar a apresentação de uma nova proposta com aumento real, valorização dos pisos, dos vales e auxílios, além de PLR maior. Eles podem pagar”, completa Marcolino.

Calendário – Não há nenhuma nova rodada de negociação prevista. Além do Dia de Luta, nesta quinta, 25, os bancários fazem uma assembléia, no dia 29, para rejeitar formalmente essa proposta e convocar paralisação de 24 horas para 30 de setembro. “Esperamos que os banqueiros repensem a proposta apresentada e convoquem uma nova rodada de negociação. Caso contrário, vão deixar claro para os bancários que a saída é a greve”, avisa o presidente do Sindicato.

Por Cláudia Motta – 24/09/2008.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.

=====================================================

E OS PATRÕES, O QUE DIZEM ?

Fenaban propõe reajuste acima da inflação

A Federação Nacional dos Bancos-Fenaban apresentou hoje (24.9.2008) proposta de reajuste de salários e benefícios superior à inflação, visando preservar a política de valorização dos salários adotada nos últimos anos e de participação nos lucros e resultados.

No prosseguimento das negociações com os sindicatos bancários, a Fenaban entregou às lideranças sindicais a proposta de acordo para a convenção coletiva 2008-2009 contemplando reajuste de salários e benefícios de 7,5%.

A proposta contém, também, participação nos resultados incidindo sobre os lucros do exercício de 2008 e uma parcela adicional incidente sobre o crescimento do lucro de 2007 para 2008.

A Fenaban aguarda, agora, a resposta dos sindicatos para prosseguir os entendimentos sobre a convenção coletiva de 2008-2009.

FENABAN-Federação Nacional dos Bancos
Superintendência de Comunicação Social
11 3244-9831/9832
imprensa@febraban.org.br

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.febraban.org.br.

===================================================

ASSEMBLÉIAS DAS TRABALHADORAS E DOS TRABALHADORES BANCÁRIOS ACONTECEM EM TODO O BRASIL

Bancário! Nesta sexta (26) assembléia no Espaço Cultural

O Sindicato convoca os trabalhadores bancários de Curitiba e Região para participar de assembléia no dia 26 de setembro sobre os rumos da Campanha Salarial 2008. A assembléia será realizada nesta sexta, dia 26 de setembro, às 18h30, na Rua Piquiri, 380 – bairro Rebouças, em Curitiba-PR.

Em pauta, a apresentação da proposta da Fenaban, negada pelo Comando Nacional nesta quarta-feira, 24 de setembro, em São Paulo; a autorização para deflagração de movimento grevista e avaliação da Campanha Salarial 2008.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

====================================================

TRABALHADORES DO INTERIOR DO PARANÁ TAMBÉM REALIZARÃO ASSEMBLÉIAS PARA AVALIAÇÃO DE PROPOSTA

Em Londrina, a assembléia das trabalhadoras e dos trabalhadores bancários da região acontecerá nesta sexta-feira, 26 de setembro.

Nas demais bases sindicais dos sindicatos filiados à FETEC-CUT-PR (Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Paranavaí, Toledo e Umuarama e Assis Chateaubriand e respectivas regiões), as assembléias das trabalhadoras e dos trabalhadores bancários destas regiões acontecerão na segunda-feira, 29 de setembro.

A FETEC-CUT-PR integra o Comando Nacional dos Bancários e, desta forma, recomenda a rejeição da proposta patronal nas assembléias e indica a aprovação pelos trabalhadores de paralisação das atividades bancários no dia 30 de setembro de 2008, terça-feira.

FETEC-CUT-PR.

Close