fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 00:06 Sem categoria

Trabalhadores bancários debatem propostas para a Campanha Salarial Nacional 2013

15ª Conferência Nacional dos Bancários começa nesta sexta em São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evento define pauta de reivindicações para a Campanha Nacional 2013

A 15ª Conferência Nacional dos Bancários terá início nesta sexta-feira, dia 19, no Hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi, em São Paulo. O evento contará com 696 participantes, dentre delegados e observadores, que irão discutir e deliberar a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2013 que será entregue à Febraban.

Até domingo, dia 21, os trabalhadores também participarão de painéis e debates sobre temas importantes da conjuntura, do sistema financeiro e da realidade da categoria, bem como discutirão em grupos os quatro grandes eixos indicados pelo Comando Nacional, coordenado pela Contraf-CUT: emprego, reestruturação produtiva no sistema financeiro, remuneração e condições de trabalho.

“Trata-se do maior evento nacional dos bancários, que coroa todo um processo democrático e participativo de organização da Campanha 2013 em todo país, hoje um modelo e referência para as demais categorias de trabalhadores. Somos desafiados, frente à conjuntura que atravessamos, a realizar uma campanha com ousadia, unidade e mobilização, a fim de buscar novos avanços e conquistas”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

Haverá transmissão online pelo site da Contraf-CUT das palestras e da abertura oficial, oportunizando que todos os bancários possam acompanhar os principais debates.

Confira a programação da 15ª Conferência Nacional:

Sexta – dia 19

8h30 às 18h – Credenciamento

9h30 às 11h – Painel sobre Condições de Trabalho

Roberto Heloani (professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e professor conveniado junto à Université de Nanterre – Paris/França) e Wilson Amorim (professor da FEA/SP)

11h às 12h30 – Painel sobre Remuneração e Emprego

Nelson Karam (Coordenador de Educação Sindical do DIEESE e Diretor da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho).

12h30 às 14h30 – Almoço e check-in hotel

14h30 às 16h – Terceirização e Reestruturação Produtiva no Sistema Financeiro

Miguel Pereira (Secretário de Organização da Contraf-CUT), Vivian Rodrigues (subseção Dieese na Contraf-CUT) e Moisés Marques (professor e coordenador do Centro de Pesquisas 28 de Agosto do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

16h às 18h – Reforma Política

Vagner Freitas (presidente da CUT) e Deputado Ricardo Berzoini (PT/SP)

19h – Abertura solene da 15ª Conferência Nacional dos Bancários

21h – Jantar

Sábado – dia 20

8h30 às 13h – Credenciamento

9h às 09h30 – Votação de Regimento Interno

9h30 às 10h – Apresentação dos resultados da Consulta aos Bancários 2013

10h às 10h30 – Apresentação da mídia para 2013

10h30 às 12h30 – Análise de conjuntura

Márcio Monzane (chefe da UNI Finanças), João Sicsú (professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-diretor do Ipea) e Altamiro Borges (Coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé)

12h30 às 14h – Almoço

14h às 18h – Trabalho em grupos

Grupo 1 – Emprego (Sala Jequitibá Branco – Lobby)

Grupo 2 – Reestruturação Produtiva no SF (Sala Jequitibá Vermelho – Lobby)

Grupo 3 – Remuneração (Sala Jacarandá-Mezanino)

Grupo 4 – Condições de Trabalho (Auditório 09 – Anhembi)

19h – Jantar

Domingo – dia 21

9h30 às 13h -Plenária Geral

13h às 14h30 – Almoço

Fonte: Contraf-CUT

Notícia colhida no sítio http://www.contrafcut.org.br/noticias.asp?CodNoticia=35061

=============================

Trabalhadores bancários do Paraná definem propostas para Campanha Nacional 2013

Crédito: Seeb Curitiba

 

Seeb Curitiba

 

 

 

 

 

 

 

 

Propostas serão levadas à 15ª Conferência Nacional dos Bancários

Foi realizada na manhã deste domingo (7) a plenária final da 15ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná, com a participação de mais de 280 delegados de todo o estado, no Hotel Mabu Capivari, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. O evento, iniciado na manhã de sábado, discutiu e deliberou sobre as propostas paranaenses que serão encaminhadas à 15ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de julho, em São Paulo. Também foram eleitos os delegados que irão representar o Paraná no encontro nacional.

Propostas aprovadas

As propostas debatidas e encaminhadas sobre emprego foram aprovadas por maioria da plenária. Já as propostas sobre reestruturação produtiva do sistema financeiro, que versam sobre novos modelos de gestão e tecnologias, também foram aprovadas sem polêmicas.

Em relação à remuneração foi indicado um reajuste de reposição da inflação mais 5% de ganho real. Houve também novas proposições, como o fim das perdas salariais para os afastados por doença (inclusive dos vales refeição e alimentação) e o fim das diferenças salariais para bancários com mesmo trabalho, entre outras propostas de estratégia, aprovadas por maioria.

Por fim, foram definidas as propostas sobre condições de trabalho, encerrando os debates.

Mesa de abertura

Na mesa de abertura da 15ª Conferência Estadual, os representantes das entidades enfatizaram que o país está vivendo um momento particular de ebulição e mobilização, em que nós não podemos nos eximir. Muitas das bandeiras, que estão aí erguidas nas ruas, têm sido levantadas pelo movimento sindical há muito tempo. Por isso, foi lembrado que as manifestações não começaram agora, pois há décadas os trabalhadores têm ido às ruas exigir os seus direitos.

“Disso tudo, o mais importante para nossa campanha salarial, além da negociação da remuneração, será a temática da saúde e das condições de trabalho, pois, se há algumas décadas, os bancários adoeciam por LER/DORT, hoje, a categoria está sendo afastada por adoecimento mental e psicológico. Desafios nós sempre tivemos e não vai ser diferente este ano! Mas eu tenho certeza que com nosso empenho e nossa garra, nós faremos uma campanha salarial vitoriosa”, disse Elias Jordão, presidente da Fetec-CUT-PR.

“Estamos vivendo um momento muito importante, em que o clamor das ruas mexe, de fato, com os poderes executivo, legislativo e judiciário brasileiros. Algumas conquistas já foram alcançadas! E acredito que, até o momento, a CUT foi prudente em sua posição. Mas sinto também que o governo está pautado pelo empresariado e pelas grandes fortunas brasileiras. E nós não estamos conseguindo levar adiante as bandeiras dos trabalhadores! Diante de tudo isso, este é o momento de cobrar garantia de emprego aos trabalhadores, pois não há luta que se justifique se não há emprego. E mais: o Projeto de Lei 4.330 pode ser o início da extinção do bancário”, destacou Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba.

“Considero que um ponto fundamental para os debates das conferências de 2013 é o tema das condições de trabalho, seja na luta contra o adoecimento, seja na segurança bancária”, frisou Ivone Maria da Silva, secretária-geral da Contraf-CUT.

“Aqui, ninguém começou a lutar agora, ninguém nunca dormiu. Aqui se construiu a luta dos trabalhadores. Apesar disso, eu saúdo aqueles que despertaram agora e vieram à luta, e digo: sejam bem-vindos, nós já estamos na luta há 30 anos. Eu sou de um tempo em que nós íamos para as ruas pelo direito à manifestação. O que nós reivindicávamos era o direito de falar e não ser preso. Superada a ditadura, nossos cartazes pediam comida, emprego, moradia”, disse Vagner Freitas, presidente da CUT.

“Se é verdade que nós temos muito o que caminhar, não se pode desconsiderar que, nos últimos dez anos de governo, o Brasil teve um crescimento que a burguesia não conseguiu alcançar em 500 anos. É por isso que nossas bandeiras são por mais! E nós não devemos nos contentar com as conquistas, porque quando nós alçamos um degrau, temos que querer outro, e outro, e outro. Mais uma vez, saudamos os que chegaram para lutar agora, parabenizamos os que sempre lutaram e estamos certos que tudo isso deve ser usado para planejar a continuidade da CUT e da luta dos trabalhadores”, concluiu Vagner.

Também participaram da abertura os representantes das regionais da Fetec-CUT/PR e a presidenta da CUT do Paraná, Regina Cruz.

Fonte: Contraf-CUT com Fetec-PR e Seeb Curitiba

==============================================================

Plenária Final aprova propostas do Paraná

BANCÁRIOS DO ESTADO QUEREM REAJUSTE QUE COMPREENDA A REPOSIÇÃO DA INFLAÇÃO MAIS 5% DE GANHO REAL

Foi realizada na manhã deste domingo, 07 de julho, a Plenária Final da 15ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná. Mais de 280 delegados de todo o estado estiveram reunidos no Hotel Mabu Capivari, em Campina Grande do Sul, região metroplitana de Curitiba, durante todo o fim de semana para discutir e deliberar sobre as propostas paranaenses que serão encaminhadas à 15ª Conferência Nacional dos Bancários, nos dias 19, 20 e 21 de julho, em São Paulo. Também foram eleitos os delegados que irão representar o Paraná no encontro nacional.

Grupos de Trabalho
Não havendo divergências, as propostas debatidas e encaminhadas pelo GT 1 Emprego foram aprovadas por maioria da plenária.

As propostas do GT 2 Reestruturação produtiva do Sistema Financeiro, que versam sobre a defesa do emprego e modelos de gestão, também foram aprovadas sem polêmicas.

O GT 3 Remuneração apontou como proposta um reajuste de reposição da inflação mais 5% de ganho real. O grupo também trouxe novas proposições, tais como fim das perdas salariais para os afastados por doença (inclusive dos vales refeição e alimentação) e fim das diferenças salariais para bancários com mesmo trabalho, entre outras propostas de estratégia. O relatório foi aprovado por maioria da plenária.

Por fim, as propostas do GT 4 Condições de trabalho foram aprovadas, encerrando os debates.
Por: Renata Ortega
SEEB Curitiba

 ===============================================================

Grupos de Trabalho sistematizam propostas estaduais

 Na tarde deste sábado, 06 de julho, os participantes da 15° Conferência Estadual dos Bancários do Paraná se dividiram em Grupos de Trabalho para debater as propostas encaminhadas pelas conferências regionais.

Os eixos temáticos — definidos pelo Comando Nacional dos Bancários — que nortearam os debates foram: 1) Emprego; 2) Reestruturação produtiva do Sistema Financeiro; 3) Remuneração; e 4) Condições de trabalho.

As propostas aprovadas por consenso nos grupos integrarão a pauta de reivindicações encaminhadas à 15° Conferência Nacional dos Bancários. Já as propostas divergentes serão enviadas para votação na Plenária Final, que será realizada na manhã deste domingo, 07 de julho.

 

GT 2 Reestruturação produtiva do Sistema Financeiro

No GT Reestruturação produtiva do Sistema Financeiro foram debatidos: proliferação dos correspondentes bancários, terceirização, bancos do futuro, novos modelos de gestão e bancos operando com celular pré-pagos e associados a empresas de telefonia, entre outros.

Já, no GT Emprego foram debatidos: combate à terceirização — inclusive o Projeto de Lei 4330/2004, luta contra as demissões, luta por garantia de emprego e fim da rotatividade, entre outros.

GT 1 Emprego

 

GT 3 Remuneração

No GT Remuneração foram debatidos: aumento real de salário, valorização do piso salarial, melhorias na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e implantação de planos de cargos e salários, principalmente nos bancos privados que hoje não possuem, entre outros.

GT 4 Condições de trabalho

No GT Condições de trabalho foram debatidos: combate às metas abusivas, combate ao assédio moral, preservação da saúde dos trabalhadores e segurança bancária, entre outros.

Reportagem: Renata Ortega
Fotos: Leandro Taques

SEEB Curitiba

Close