fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:46 Sem categoria

Trabalhadores bancários discutem o fim do imposto sindical

Todo mês de março tem um desconto a mais no seu salário

É o desconto do imposto sindical. O valor equivale a um dia de serviço do seu salário. Foi criado por Lei federal no ano de 1940. Do valor arrecadado, 60% fica com os sindicatos, 15% com as federações, 5% com as confederações, 10% com o Ministério do Trabalho e, desde 2008, 10% com as centrais sindicais.
Nem o fato de ser sindicalizado isenta o trabalhador do pagamento do imposto sindical. Todos pagam, empregados e patrões, urbanos e rurais, além dos profissionais liberais. Em 2011, foi arrecadado mais de R$ 1,7 bilhão. É bom lembrar que os patrões também se beneficiam deste imposto, através de seus sindicatos e de suas federações e confederações, como, por exemplo, CNI, Fiesp e outras.
 A CUT – Central Única dos Trabalhadores – é contra o imposto sindical, pois entende que a existência de uma contribuição compulsória incentiva a criação e manutenção de sindicatos fracos, sem trabalho sindical efetivo, com meia dúzia de associados, o suficiente apenas para compor a diretoria. E, por não ter sócios ou ter pouquíssimos associados, podem fazer mau uso do dinheiro, pois não haverá ninguém para cobrar eventuais desvios.
A CUT representa no Brasil quase 39% dos trabalhadores sindicalizados e está organizando uma campanha propondo a substituição do imposto sindical por uma contribuição negociada, discutida e aprovada em assembleias pelos associados.
Em 2011, o Ministério do Trabalho recebeu 1.207 pedidos de registros de novos sindicatos, chegando a 14.204 entidades no Brasil (9.815 delas apresentando-se como representantes de trabalhadores) aptas a receber o imposto. Segundo a CUT, o que motiva a criação de novos sindicatos não é a vontade dos trabalhadores, mas grupos interessados em ter acesso ao imposto sindical.
As demais centrais sindicais reconhecidas pelo Ministério do Trabalho, entre elas a Força Sindical, estão numa campanha oposta à da CUT, pela manutenção do imposto sindical. São centrais apoiadas em sindicatos que se locupletam dos recursos do imposto sindical há muitas décadas.
Para a CUT, o movimento sindical tem que atuar com dinheiro do trabalhador sindicalizado, que se associa a uma entidade por entender que ela tem trabalho, é honesta e presta conta de suas atividades e do dinheiro gasto.
Participe da enquete sobre o imposto sindical nesse site (http://www.pactu.org.br).

Fonte: Pactu

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.pactu.org.br

==============================================

Imposto Sindical: preencha formulário para pedir devolução (base de Curitiba e Região)

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE DEVOLUÇÃO FICA DISPONÍVEL ATÉ DIA 13 DE ABRIL

Os trabalhadores bancários sindicalizados já podem preencher o formulário de solicitação de devolução do Imposto Sindical. Todos os anos, o tributo é cobrado de todos os trabalhadores na folha de pagamento do mês de março, com o desconto de um dia trabalhado. A quantia total arrecadada é dividada da seguinte forma: 60% é destinada para os sindicatos, 15% para a Federação, 5% para a Confederação, 10% para a Central Sindical e 10% para o próprio Ministério.

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região faz a devolução, aos bancários filiados, da parcela que seria repassada à entidade. Mas, para isso, é preciso preencher o formulário de solicitação.

Prazo para solicitar a devolução: 09 a 13 de abril de 2012
Devolução do desconto: a partir da segunda quinzena de junho de 2012

Como fazer:
1) Acesse www.bancariosdecuritiba.org.br.
2) Encontre o banner Imposto Sindical 2012.
3) Escolha entre receber a devolução em conta corrente ou investir na Coopcrefi.
4) Preencha o formulário (todos os dados são obrigatórios).
5) Imprima o comprovante e aguarde a devolução.

Clique aqui para acessar o formulário

Por: Flávia Silveira

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br

Close