fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:29 Sem categoria

Trabalhadores bancários rejeitam proposta específica do BANRISUL e continuam em greve

Os banrisulenses rejeitaram a proposta do banco Banrisul em todas as assembleias realizadas pelos sindicatos no fim da tarde desta quinta-feira, dia 6. Em Porto Alegre, os bancários também recusaram por maioria a proposta do banco e mantiveram a greve por tempo indeterminado.

Clique aqui para ver a proposta específica do banco Banrisul.

A Fetrafi-RS e Comando Nacional dos Banrisulenses orientam que os sindicatos intensifiquem a organização dos piquetes, fortalecendo a greve no Banrisul e nos demais bancos. Ainda que não há negociações agendadas com a Fenaban, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banrisul.

Contraproposta

A partir da avaliação inicial da proposta do Banrisul, apresentada na negociação da quarta-feira, o Comando decidiu encaminhar uma contraproposta ao banco na manhã desta quinta-feira, na tentativa de avançar em alguns itens. Entretanto, o Banrisul rechaçou qualquer possibilidade de mudança na sua última proposta.

Histórico das negociações

O processo de negociação específica iniciou no dia 9 de setembro, com a entrega da pauta de reivindicações ao presidente do Banrisul, Túlio Zamin. Foram realizadas rodadas nos dias 13, 16, 19, 23 e 26 de setembro, debatendo remuneração, democratização das relações, saúde, condições de trabalho, situação da Fundação Banrisul e Cabergs, entre outros temas.

No dia 27 de setembro, os banrisulenses aderiram à greve nacional da categoria, em um movimento crescente que levou ao fechamento de mais de 60% da rede de atendimento da instituição.

As negociações com o banco foram retomadas na quarta-feira, dia 5, e culminaram com a apresentação de uma nova proposta.

Confira os resultados das assembleias promovidas pelos sindicatos:

Rejeitaram a proposta e mantêm a greve:

Alegrete
Bagé
Caxias do Sul
Frederico Westphalen
Guaporé
Horizontina
Litoral Norte
Novo Hamburgo
Passo Fundo
Pelotas
Porto Alegre
Rio Grande
Rio Pardo
Rosário do Sul
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
São Gabriel
São Luiz Gonzaga
Soledade
Vacaria
Vale do Caí
Vale do Paranhana

Realizam assembleias na manhã desta sexta-feira:

Bento Gonçalves
Cachoeira do Sul
Camaquã
Carazinho
Cruz Alta
Ijuí
Lajeado
Santa Rosa
Santana do Livramento
Santo Ângelo
Santiago
São Borja

Fonte: Contraf-CUT com Fetrafi-RS

Close