fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:37 Sem categoria

Seminário sobre a Comuna de Paris teve expressiva participação de público

Trabalhadores comemoram os 140 anos da Comuna de Paris

O seminário “140 anos da Comuna de Paris”, promovido pela CUT Paraná, com o apoio do Sindicato dos Bancários de Curitiba e da APP-Sindicato, superou as expectativas. Realizado na tarde desta sexta-feira (27), o evento lotou o auditório do Espaço Esportivo e Cultural dos Bancários.

O primeiro painel discorreu sobre a Comuna de Paris e suas interpretações. Participaram o sociólogo, professor e membro da direção nacional da CUT Júlio Turra e o Dr. Claus Germer, professor de economia da Universidade Federal do Paraná.

Turra fez um resgate histórico da insurreição popular francesa, datada de 18 de março de 1871, que aconteceu durante a guerra franco-prussiana. De acordo com o sociólogo, a Assembleia Nacional da França elegeu uma maioria de deputados monarquistas que eram amplamente favoráveis à rendição perante a Prússia. A população de Paris se revoltou e Louis Adolphe Thiers, chefe do Gabinete conservador, tentou esmagar os insurretos, mas não conseguiu porque estes contavam com o apoio da Guarda Nacional e derrotaram as forças legalistas. “Toda a monarquia e a burguesia abandonaram a capital francesa e partiram para Versailles, onde, com o apoio da Prússia, organizou o exército que acabou com a República Proletária usando de extrema violência”, disse Turra. Estima-se que mais de 20 mil communards foram executados pelas forças de Thiers.

A primeira República Proletária da história adotou um sistema de governo baseado no socialismo e nos princípios da Primeira Internacional. O governo comunal durou oficialmente 64 dias (de 26 de março a 28 de maio de 1871).

O Dr. Claus Germer, que abordou a atualidade e importância do programa da Comuna de Paris, enalteceu os organizadores do seminário. “Quero parabenizar a CUT, o Sindicato dos Bancários e a APP pela realização deste evento. Debater os grandes momentos históricos da sociedade é fundamental para compreendermos a luta de classes hoje”.

O segundo painel contou com a exposição da cientista social Misa Boito. Ela abordou as relações de gênero e a participação das mulheres na Comuna de Paris.

O seminário ainda teve espaço para o debate do público com os palestrantes. O encerramento foi marcado por um coquetel de confraternização.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br

========================================

Sindicato de Curitiba e Região acolhe seminário nesta sexta-feira, 27 de maio. PARTICIPE !

Este ano comemoram-se os 140 anos da Comuna de Paris, o primeiro governo operário da história, resultado da insurreição popular de 18 de março de 1871 por ocasião da resistência popular na França ante a invasão alemã. A Comuna adotou uma política de caráter socialista baseada nos princípios da Primeira Internacional – organização que procurou unir vários grupos políticos de esquerda e sindicatos baseados na classe operária.

A CUT Paraná, em parceria com a APP e o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, promove o seminário “Comuna de Paris – 140 Anos”. A atividade visa proporcionar o debate sobre o significado da Comuna na expectativa de organização de uma sociedade sem divisão de classes sociais. Também tem o objetivo de aprofundar o debate sobre a atualidade do programa da Comuna, bem como dos trabalhadores como protagonistas de sua própria história.

A atividade acontece no dia 27 de maio, das 14h00 às 19h30, no auditório do Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários de Curitiba (R. Piquiri, 380, Rebouças). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas junto à Secretaria de Formação da CUT-PR (41-3232.4649 / formação@cutpr.org.br).

Programação:

14h00 – Abertura | CUT, Seeb Curitiba e APP

14h30 – 1º Painel – Comuna de Paris e interpretações
A Comuna de Paris, atualidade & perspectivas de classe – Julio Turra – sociólogo, professor e membro da direção nacional da CUT.
Atualidade e importância do programa da Comuna – Dr. Claus Germer – professor de economia da UFPR.
17h00 – Intervalo

17h10 – 2º Painel – A participação das mulheres na comuna de Paris – Misa Boito, cientista social.

17h50 – Debate

19h30 – Encerramento

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br

Close