fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 08:57 Sem categoria

Trabalhadores de toda a América discutem Sistema Financeiro

Nesta quarta-feira, os participantes se reúnem por redes de banco. Na quinta, reunião e assembleia-geral encerram o evento, em La Serena.

08/11/2016

As regulações do Sistema Financeiro foram a pauta principal do primeiro dia de trabalho da 12ª Reunião de Redes Sindicais de Bancos Internacionais da Uni Américas Finanças, iniciada nesta terça-feira (8), em La Serena, no Chile. O encontro, que segue até quinta-feira (10), conta com bancários da Redes Santander, BBVA, HSBC, Itaú, Banco do Brasil e Scotia Bank, coordenados pela UNI Américas Finanças.

Para Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT, o Sistema Financeiro atua hoje no mundo trazendo dilemas complexos e difíceis para a classe trabalhadora. “Primeiro, deixam cada vez mais longe a sua missão de fornecer crédito para o desenvolvimento econômico e social das populações dos países onde agem. Essa seria a sua razão de existir. Querem mais é vender seus produtos eticamente contestáveis. Segundo, internalizam rapidamente tecnologia e transformações no seu mundo do trabalho, reduzindo cada vez mais empregos e distribuição de renda. Cada vez menos precisam de trabalho vivo e humano. Transformam-se em aplicativos e mecanismos robóticos. Em UBER financeiros.”

Por isso, completou o presidente da Contraf, é importante discutir como resistir a este fenômeno. “Estamos debatendo isso com as redes de trabalhadores de bancos internacionais. O certo é que só a luta te garante! Nunca uma frase disse tanto sobre a conjuntura e sobre a vida”, afirmou.

Na parte da tarde, foi realizada uma reunião do Comitê Diretivo de UNI Americas Finanças. A Contraf-CUT também está representada por dirigentes das Redes Banco do Brasil, Banco Itaú e Banco Santander. Além deles, Rita Berlofa, presidenta mundial da UNI Finanças e diretora do Sindicado dos Bancários de São Paulo.

Nesta quarta-feira, os participantes se reúnem por redes de banco. Na quinta, reunião e assembleia-geral encerram o evento, em La Serena.

Fonte: Contraf-CUT

Close