fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:57 Sem categoria

Trabalhadores no BB e na CAIXA estão com a pauta afinada

Encontros Estaduais doa Trabalhadores no BB e na CAIXA definem reivindicações

Foram realizados no último sábado, 02 de junho, em Curitiba, os Encontros Estaduais dos Trabalhadores no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, preparatórios para os Encontros Nacionais, que acontecem neste mês.

Os trabalhadores bancários debateram suas prioridades para a Campanha Nacional dos Bancários 2012. Os objetivos são discutir questões que afetam a rotina dos bancários de banco públicos e dar encaminhamento às demandas do Paraná, que irão compor a pauta de reivindicações específicas.

Os Encontros Estaduais foram organizados pela FETEC-CUT-PR e definiram os delegados que vão participar do 23º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e do 28º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa, que serão realizados nos dias 15, 16 e 17 de junho em Guarulhos, São Paulo.

São 14 representantes de Curitiba para o encontro do BB (13 delegados, 01 observador e 01 representante nata), e 12 delegados para o encontro da Caixa. Estes delegados se somam aos trabalhadores que representam o interior e assim, completam a delegação paranaense.

Banco do Brasil – A partir da minuta aprovada no último congresso, os funcionários do BB fizeram suas reivindicações. Foi incluída a pauta da Central de Atendimento (CABB), já previamente elaborada no II Encontro Nacional de CABB, realizado em maio, em São Paulo. “Ratificamos a principal reivindicação dos funcionários do Paraná, que é a jornada legal de seis horas para todos sem redução de salários”, observa Ana Smolka, representante do Paraná na Comissão de Empregados do BB.

Os outros itens incluídos na pauta de reivindicações que foram debatidos são os intervalos de alimentação de 15 e 20 minutos (que devem ser dentro da jornada de seis horas); pagamento de todas as horas-extras com o fim do banco de horas; incorporação do ATN para os bancários da extinta Compe; adiantamento do 13º salário em fevereiro; adicional de penosidade de 30% para todos os funcionários de agência (devido aos riscos de assalto e sequestro); alterações nas ausências legais (já contratadas na Caixa).

Os bancários do BB das demais cidades do Paraná também incluíram na pauta incorporação da comissão aos 10 anos de comissionado; não discriminação nas regras de parcelamento de férias; isonomia total de direitos. Entre as novas demandas incluídas estão o vale-cultura e ressarcimento de despesas com certificação para todos os funcionários, entre outras.

Durante o encontro, também foi realizada a posse dos novos delegados sindicais do Banco do Brasil, eleitos em maio.

Caixa – Entre os temas debatidos pelos bancários da Caixa no Paraná, que serão levados para o debate nacional no 28º Conecef, a prioridade está na pressão por contratação de mais trabalhadores. “A Caixa já assumiu o compromisso de novas contratações, mas se não ficarmos atentos, essa pode ser mais uma promessa não cumprida”, avalia Genésio Cardoso, representante do Paraná da Comissão de Empregados da Caixa.

Os bancários também querem retomar o debate nas bandeiras de luta históricas, como melhorias no plano de saúde, isonomia entre novos e antigos funcionários e o fim do voto de minerva na Funcef.

Entre as reivindicações, os bancários do Paraná pedem a criação de um Grupo de Trabalho para propor o fim do CTVA (Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado).

Por: Paula Padilha. ADAPTADA PELA FETEC-CUT-PR.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br

Close