fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:37 Sem categoria

Trabalhadores paranaenses lutam pelo cumprimento da jornada na CAIXA

Bancários da Caixa foram às ruas contra a extrapolação de jornada

Os empregados da Caixa Econômica Federal foram às ruas hoje, 4 de abril, contra a extrapolação da jornada e do trabalho gratuito na Caixa. Além de fazer protestos, o objetivo é conscientizar os trabalhadores para o registro correto do ponto.

“O excesso da jornada coloca em risco a saúde do trabalhador e também o expõe a erros pela carga exaustiva de trabalho, comprometendo a segurança das unidades espalhadas pelo país. A solução desse problema passa, sem dúvida, pelo cumprimento da jornada de trabalho de seis horas diárias, observado o máximo de 30 horas semanais”, destaca o manifesto.

Seja qual for a circunstância, os empregados não são obrigados a trabalhar além da jornada para a qual foram contratados, e tampouco sem o registro correto de tais horas no Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon).

“Por isso, é necessário que os trabalhadores marquem corretamente a jornada no Sipon, inclusive as horas extras, de modo que o trabalhador possa ter a garantir de receber pelas horas efetivamente trabalhadas”, afirma Zelário Bremm, funcionário da Caixa e diretor do Pactu em Toledo. Os bancários devem denunciar, caso sintam-se pressionados a cumprir jornadas extenuantes ou sem o devido pagamento.

Zelário ressaltou ainda que só a mobilização dos trabalhadores fará com que a direção da Caixa tome medidas eficazes contra a extrapolação da jornada e contra o trabalho gratuito.

Pactu: os Sindicatos do Pactu estiveram em frente de algumas agências conversando com os clientes e distribuindo panfleto, o qual fala da importância da Caixa e seus funcionários para os investimentos social e econômico que o Brasil teve nos últimos anos, destaca também a necessidade de a direção da Caixa valorizar mais seus funcionários respeitando a jornada de 6 horas. Abaixo o teor do panfleto utilizado para dialogar com os clientes e usuários da Caixa na manifestação de hoje.
Dia Nacional de Luta contra o Trabalho Gratuito na Caixa

Você trabalharia de graça? Acho que não. Os funcionários da Caixa também não.

O Brasil mudou e melhorou muito. O Bolsa Família tirou milhões da miséria e da fome. As obras do PAC geram milhares de empregos em obras necessárias para o desenvolvimento do país, como rodovias, portos, aeroportos e usinas hidrelétricas. Outros milhares, finalmente, realizam o sonho da casa própria, através do programa Minha Casa, Minha Vida. E todos os programas acima passam pela Caixa Econômica Federal. Sem contar, é claro, a gestão do FGTS.

Tudo isto aumentou de maneira considerável o volume de trabalho dos empregados da Caixa. Porém, o número de funcionários não aumentou na mesma proporção. A rotina é de muito trabalho e de muitas horas extras sem o devido pagamento, num total desrespeito à jornada de seis horas, prevista em Lei.

As consequências da carência de pessoal são previsíveis. Para os clientes e usuários, longas filas e demora no atendimento. Para os funcionários, a sobrecarga de trabalho oferece riscos para saúde e aumento no número de erros, comprometendo a segurança da Caixa e dos próprios empregados. Para piorar, gestores da Caixa em todo o Brasil, obrigam os funcionários a trabalharem além da jornada e a fraudar o ponto eletrônico.

Trabalhar de graça, não! Queremos respeito à jornada e a contratação de mais trabalhadores.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.pactu.org.br

========================================

Norte do Paraná teve várias atividades pelo respeito à jornada na CAIXA

Os Sindicatos dos Bancários de Arapoti e de Cornélio Procópio, e respectivas regiões, promoveram atividades hoje (4/04) junto às agências da Caixa Econômica Federal nas respectivas bases territoriais, cumprindo a agenda do Dia Nacional de Luta organizado pela Contraf-CUT e pela FETEC-CUT-PR. Foi distribuído o Jornal “Nossa Luta Brasil”, alusivo ao  Dia Nacional de Luta Contra a Extrapolação da Jornada de Trabalho e do Trabalho Gratuito na Caixa.

Os diretores do Sindicato de Arapoti, Clayton e Luiz Brasileiro realizaram manifestação na agência da Caixa, distribuindo aos empregados o Jornal “Nossa Luta Brasil” e denunciaram aos clientes e populares a falta de pessoal para dar conta dos serviços.

Em Cornélio, o Sindicato conversou com os empregados sobre as reivindicações do Dia Nacional de Luta. “Realizamos reunião com os empregados enfatizando a necessidade do cumprimento da jornada de trabalho e solicitando que eles denunciem qualquer irregularidade que esteja ocorrendo para que seja cobrada junto à direção da empresa”, relata Divonzir Lemos Carneiro, presidente do Sindicato de Cornélio Procópio.

————————–

O Sindicato dos Bancários de Apucarana e Região retardou na manhã de hoje (4/04) a abertura da agência da Caixa Econômica Federal para marcar o Dia Nacional de Luta Contra a Extrapolação da Jornada e o Trabalho Gratuito. Além de distribuírem a edição especial do jornal “Nossa Luta”, diretores do Sindicato realizaram reunião para discutir a jornada e orientar aos empregados a forma de agir para combater abusos.

“Este problema é antigo na Caixa e persiste, mesmo com as recentes contratações feitas pela empresa. Vamos continuar insistindo pela contratação do número adequado de empregados para solucionar a questão da extrapolação da jornada e proporcionar melhores condições de trabalho e atendimento decente à população”, garante Damião Rodrigues, presidente do Sindicato.

————————–

O Sindicato dos Bancários de Londrina e Região realizou atividade na principal agência da Caixa Econômica Federal na Região nesta quarta-feira (04/04), Dia de Luta Contra a Extrapolação da Jornada e do Trabalho Gratuito, orientando os empregados a registrar corretamente a jornada no ponto eletrônico.

Além do VIDA BANCÁRIA, os funcionários receberam a edição do boletim “Nossa Luta Brasil”, produzido pela Contraf-CUT.

Também foi distribuído para a população, que aguardava na enorme fila a abertura da agência, o Jornal do Cliente, material confeccionado pelo Sindicato e voltado aos clientes e usuários de bancos.

Mais funcionários – o Sindicato de Londrina lançou neste dia um abaixo-assinado junto à população, cobrando a contratação de mais funcionários para as agências da Caixa em Londrina e Região.

“O que vemos nas agências da Caixa é sobrecarga de trabalho devido à falta de funcionários. E, quando faltam bancários, sobram filas para a população”, ressalta Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.

A atividade destacou a necessidade da população debater a regulamentação do Sistema Financeiro, além de tratar da inclusão bancária.

“A Caixa presta serviços importantes à sociedade e não pode seguir a lógica dos demais bancos, de empurrar a população para ser atendida em lotéricas, farmácias etc. Para que isso aconteça é preciso a contratação imediata de mais funcionários”, acrescenta Wanderley.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.vidabancaria.com.br

========================================

Dia de Luta: Funcionário da Caixa, marque seu ponto!

Nesta quarta-feira, 04 de abril, os funcionários da Caixa de todo o país realizaram manifestações pela correta marcação da jornada. Em Curitiba, além de pedir para o empregado trabalhar fora do ponto, tem gestor orientando a criação de banco de horas negativo e exigindo compensação de todos os minutos possíveis para não pagar hora extra.

Para conscientizar os trabalhadores da Caixa, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região realizou uma planfletagem na Sede 1 do banco, na Praça Carlos Gomes, distribuindo um informativo sobre a importância de todos marcarem o ponto corretamente.

Por: Paula Padilha

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br

Close