fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:38 Sem categoria

TRT da Bahia condena BNB a indenizar empregado por prática antissindical

Por preterir um empregado em promoções no plano de funções
gratificadas em razão de sua licença para exercício de mandato sindical, a 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, por unanimidade, condenou o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) por conduta antissindical e ao pagamento de indenização de R$ 50 mil por danos morais, além das diferenças salariais e seus reflexos ao funcionário prejudicado. 

A decisão, que reforma parte da sentença da 22ª Vara do Trabalho de Salvador, foi relatada pela desembargadora Luíza Lomba em recursos adesivos do trabalhador e da instituição financeira.

De acordo com o processo, o bancário exercia desde 1996 a função em
comissão de “Analista de Negócios”, que deixou de existir após ajustes feitos pelo BNB no Plano de Funções Gratificadas no período em que o funcionário exercia mandato de dirigente no Sindicato dos Bancários da Bahia. 

Todos os demais empregados foram automaticamente reenquadrados na nova função, o que não ocorreu com o sindicalista, sob a alegação de que, por estar cedido ao sindicato no período do ajuste, “a instrução normativa a que o mesmo estava submetido só lhe assegurava o retorno ao cargo e à classe que ocupava antes do afastamento”.

A desembargadora Luíza Lomba, porém, denominou a postura do banco de
“ato antissindical”, pois acarretou em sonegação não apenas do
enquadramento devido, mas também das diferenças salariais correlatas,
em desrespeito à própria negociação coletiva vigente, que garante a
concessão dos mesmos benefícios regulamentares ao trabalhador
investido em mandato sindical. 

“Atos como este, decididamente, inibem o ingresso de trabalhadores no movimento sindical, bem como dificultam sua participação nas eleições do órgão representativo, pois é difícil arriscar o fruto de seu sustento em troca da livre manifestação e associação ao sindicato”, afirmou a magistrada, ao deferir a indenização por dano moral, inicialmente negada pela 22ª Vara de Salvador.

Assim, além da indenização, o BNB terá que reenquadrar o funcionário à nova função equivalente e pagar as diferenças salariais e seus reflexos em 13º salário, férias, FGTS, gratificações mensais, abono pecuniário, indenizações de folgas e participação em lucros e resultados. 

A empresa teve parte do recurso acolhido e não pagará as diferenças sobre o repouso semanal remunerado – que também havia sido concedido antes ao trabalhador – por entender a relatora que “os acréscimos salariais deferidos e ora mantidos já contemplam a verba reflexa ora impugnada”.


Fonte: TRT-5

Close