fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:40 Sem categoria

Urgente: Fachin declara nulas as condenações de Lula pela Farsa Jato

Foto: Ricardo Stuckert

Enfim, em meio a tantas notícias ruins, um pouco de justiça. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulou nesta segunda-feira (8) todos as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato, também conhecida como “Farsa Jato”.

Com isso, todo aquele mise-en-scène feito pelo ex-ministro da “Justiça” do desgoverno Bolsonaro e juiz da “Farsa Jato”, Sérgio Moro, cai por terra, uma vez que Lula recupera os direitos políticos e pode voltar a ser candidato se assim quiser.

Em nota divulgada para a imprensa, Fachin entendeu que  a Justiça Federal no Paraná era incompetente para julgar Lula nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula. O texto informa que “Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal”.

Com a decisão de Fachin, todas as decisões da 13.ª Vara Federal de Curitiba estão anuladas. O processo será analisado agora pela Justiça Federal do Distrito Federal

A decisão atinge o recebimento de denúncias e ações penais.

Com informações do portal G1

Fonte: Fetec

Close