No dia 18 de maio, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou o envio à Prefeitura de Curitiba de ato administrativo ou de gestão que solicita a inclusão de trabalhadores em agências bancárias ou financeiras da cidade no Plano Municipal de Imunização, incluindo bancários, financiários, de limpeza e segurança.

A indicação dos vereadores é para que a Prefeitura insira esses grupos após as fases já previstas de imunização de trabalhadores de serviços essenciais. A proposição foi possibilitada, a partir da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal, após ação do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e Região, que tem feito reiteradas articulações em busca da vacina.

As sugestões encaminhadas pelo legislativo municipal dependem de aceitação pelo Prefeito.

Envio de ofícios

O Sindicato de Curitiba e região enviou em 2021 ofícios a todas as Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde das cidades da Região Metropolitana de Curitiba, solicitando a inclusão da categoria bancária nos grupos prioritários para vacinação de Covid-19. Dos ofícios respondidos, apontou-se inconstitucionalidade de fazer a inserção sem estar prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), definido pelo Ministério da Saúde.

A partir desse retorno, o Sindicato oficiou vereadores, na tentativa de sensibilizar e fomentar o debate em outras frentes legislativas, para que bancários, financiários e outros trabalhadores que trabalham presencialmente no sistema financeiro tivessem acesso à vacinação nos grupos prioritários.

Com o avanço da demanda na Câmara de Curitiba, o Sindicato está oficiando novamente o Prefeito solicitando resposta para a sugestão de gestão por parte dos vereadores. Ainda para ampliar o alcance dessa decisão legislativa, o Sindicato também está providenciando o envio de ofícios de mesmo teor para os demais vereadores que são mandatários nos municípios da região metropolitana.

Ações do Sindicato na pandemia 

O Sindicato tem atuado em diversas frentes de articulação política e sindical para garantir condições de trabalho adequadas na pandemia, além de negociar a manutenção de direitos, dialogar com a população para diminuir aglomerações nos locais de trabalho e em busca da vacinação. Todas as ações podem ser consultadas nesta linha do tempo.

Fonte: Seeb Curitiba

Escreva um comentário

Rua XV de novembro, 270, sala 510, Centro, Curitiba-PR, CEP 80020-310, Fone (41)-33229885, Fax (41)-33245636, fetec@fetecpr.org.br