fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 08:46 Sem categoria

VITÓRIA NO hsbc – abono dos dia de greve

30/10/2008 – 17:50:39
Trabalhadores bancários no HSBC conquistam abono dos dias de greve

Os trabalhadores bancários no banco HSBC não terão descontados os dias de greve, conforme cláusula presente no acordo que será assinado esta tarde. Entretanto, em comunicado enviado aos funcionários, o banco se comprometeu a anistiar os dias de greve, o que significa que não haverá necessidade de compensação.

Mais uma vez a força da categoria bancária fez a diferença. Após mostrar união e garra na Campanha Salarial 2008, deixando sem expediente os 4 centros administrativos e dezenas de agências do HSBC, o banco inglês, em circular emitida na tarde desta terça-feira (28/10), informou que os trabalhadores bancários não precisarão compensar os referidos dias no prazo compreendido entre a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2008/2009 e 15/12/08.

A compensação, a critério de cada banco, consta em cláusula que será assinada esta tarde, com a FENABAN, a CAIXA e o Banco do Brasil, assim como o NÃO DESCONTO dos dias parados.

Durante a greve, os bancários do HSBC enfrentaram diversas formas de assédio, todas denunciadas pelo Sindicatos dos Bancários para a imprensa, no site da entidade e também para as autoridades competentes.

Há denúncias de gestores do banco que ameaçavam inclusive a descontar os dias parados e muitos trabalhadores exerceram suas atividades em casa ou em contigências com medo de represálias.

A força da greve virou este jogo. E o maior movimento grevista visto na capital paranaense nos últimos anos foi essencial para a conquista do ganho real e o compromisso do HSBC em anistiar aos dias parados.

Os representantes sindicais de todo o país estão em contato com as direções dos demais bancos com intuito de multiplicar a decisão da anistia.

SEEB/Guarapuava com informações de CONTRAF/CUT.

Close