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VAREJO RETOMA MARKETING DO CRÉDITO “SEM JUROS”

As varejistas já voltaram a utilizar, como uma estratégia de marketing, o parcelamento sem juros no cartão de crédito em seis vezes ou até mesmo em dez prestações, aproveitando a tendência de queda das taxas de juro. As redes começam a fazer promoções pontuais para atrair clientes para as lojas e tentar desovar os estoques, depois da fraca demanda no segundo trimestre do ano.

O parcelamento em dez vezes sem juro, que havia sumido da prateleiras desde o ano passado, com as incertezas econômicas, reapareceu na Casas Bahia e no Ponto Frio, as duas maiores redes de eletrodomésticos do país, na semana passada. No entanto, os planos são válidos por poucos dias ou só para alguns produtos.

Hoje, o Extra, rede de hipermercados do grupo Pão de Açúcar, fará uma promoção-relâmpago, de um dia apenas, que permite o parcelamento em seis vezes sem juros nos cartões de crédito da rede para todos os produtos da loja – de alimentos a eletrônicos. “Essa é a primeira vez que vamos vender alimentos em seis vezes”, afirma Luiz carlos Costa, diretor do Extra, e que, até o ano passado, ocupava a diretoria de mercadorias do concorrente Carrefour.

Normalmente, os supermercados dão prazo de pagamento de até 40 dias para alimentos e não está nos planos do Extra revogar essa lei de mercado. Segundo Costa, a iniciativa pioneira, de permitir o parcelamento em seis vezes no cartão também para os produtos alimentícios foi feita dentro de uma estratégia de marketing de fidelização dos consumidores, no momento em que a queda da renda da população já afetou até mesmo o consumo de produtos básicos.

Segundo Costa, os produtos com o menor preço, que antes respondiam por 2% das vendas totais, passaram neste ano a representar 6% do faturamento, sinalizando que os consumidores estão trocando marcas e procurando os itens mais baratos.

Com o parcelamento, a rede pretende ampliar a base de clientes do cartão de crédito do Extra, que é emitido pela Fininvest e pela Credicard. Hoje, o cartão da rede possui 1,5 milhão de clientes cadastrados.

O Carrefour possui cerca de 4 milhões de clientes cadastrados. A rede francesa detém a sua própria emissora de cartões de crédito, a Carrefour Administradora de Cartões (Cac), diferentemente do Pão de Açúcar, que opera com terceiros.

O Carrefour informou que também fará uma promoção em seis vezes sem juro. O alvo é a seção de produtos têxteis, para desovar os estoques de inverno que encalharam. A rede fará uma campanha durante todo o mês, oferecendo descontos nas peças, além do parcelamento.

As vendas do comércio de forma geral ficaram bem aquém do previsto inicialmente no segundo trimestre, obrigando as varejistas a fazer agora, no meio do ano, ofertas-relâmpago, no estilo “saldão” , que normalmente são realizadas depois do Natal, para para queimar estoques.

Assim como o Extra, a Casas Bahia fez na quarta-feira da semana passada um promoção de um dia apenas, oferecendo descontos de 50% nos juros para eletroeletrônicos. A oferta foi depois estendida para os dois dias seguintes.

Claudia Fachini, De São Paulo
Fonte: Valor Econômico

Por 10:33 Notícias

VAREJO RETOMA MARKETING DO CRÉDITO “SEM JUROS”

As varejistas já voltaram a utilizar, como uma estratégia de marketing, o parcelamento sem juros no cartão de crédito em seis vezes ou até mesmo em dez prestações, aproveitando a tendência de queda das taxas de juro. As redes começam a fazer promoções pontuais para atrair clientes para as lojas e tentar desovar os estoques, depois da fraca demanda no segundo trimestre do ano.
O parcelamento em dez vezes sem juro, que havia sumido da prateleiras desde o ano passado, com as incertezas econômicas, reapareceu na Casas Bahia e no Ponto Frio, as duas maiores redes de eletrodomésticos do país, na semana passada. No entanto, os planos são válidos por poucos dias ou só para alguns produtos.
Hoje, o Extra, rede de hipermercados do grupo Pão de Açúcar, fará uma promoção-relâmpago, de um dia apenas, que permite o parcelamento em seis vezes sem juros nos cartões de crédito da rede para todos os produtos da loja – de alimentos a eletrônicos. “Essa é a primeira vez que vamos vender alimentos em seis vezes”, afirma Luiz carlos Costa, diretor do Extra, e que, até o ano passado, ocupava a diretoria de mercadorias do concorrente Carrefour.
Normalmente, os supermercados dão prazo de pagamento de até 40 dias para alimentos e não está nos planos do Extra revogar essa lei de mercado. Segundo Costa, a iniciativa pioneira, de permitir o parcelamento em seis vezes no cartão também para os produtos alimentícios foi feita dentro de uma estratégia de marketing de fidelização dos consumidores, no momento em que a queda da renda da população já afetou até mesmo o consumo de produtos básicos.
Segundo Costa, os produtos com o menor preço, que antes respondiam por 2% das vendas totais, passaram neste ano a representar 6% do faturamento, sinalizando que os consumidores estão trocando marcas e procurando os itens mais baratos.
Com o parcelamento, a rede pretende ampliar a base de clientes do cartão de crédito do Extra, que é emitido pela Fininvest e pela Credicard. Hoje, o cartão da rede possui 1,5 milhão de clientes cadastrados.
O Carrefour possui cerca de 4 milhões de clientes cadastrados. A rede francesa detém a sua própria emissora de cartões de crédito, a Carrefour Administradora de Cartões (Cac), diferentemente do Pão de Açúcar, que opera com terceiros.
O Carrefour informou que também fará uma promoção em seis vezes sem juro. O alvo é a seção de produtos têxteis, para desovar os estoques de inverno que encalharam. A rede fará uma campanha durante todo o mês, oferecendo descontos nas peças, além do parcelamento.
As vendas do comércio de forma geral ficaram bem aquém do previsto inicialmente no segundo trimestre, obrigando as varejistas a fazer agora, no meio do ano, ofertas-relâmpago, no estilo “saldão” , que normalmente são realizadas depois do Natal, para para queimar estoques.
Assim como o Extra, a Casas Bahia fez na quarta-feira da semana passada um promoção de um dia apenas, oferecendo descontos de 50% nos juros para eletroeletrônicos. A oferta foi depois estendida para os dois dias seguintes.
Claudia Fachini, De São Paulo
Fonte: Valor Econômico

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