São Paulo – O Banco Central pretende adotar uma série de medidas para reduzir os custos administrativos das instituições financeiras e promover redução nos spreds. A afirmação é do diretor de Normas do BC, Sérgio Darcy, que participa de evento organizado pela Febraban e falou à Agência Estado. Segundo ele, o BC pretende diminuir o número de documentos que as instituições financeiras enviam para a área de fiscalização da instituição. “Queremos diminuir os custos de observância”, disse. Ele acrescentou que o BC está realizando pesquisas internacionais para avaliar formas diferentes de transporte de dinheiro.
Atualmente, os bancos brasileiros são obrigados a remeter as sobras de dinheiro para o BC diariamente, o que gera um custo de transporte que impacta nas despesas administrativas das instituições. O presidente do Unibanco, Joaquim Castro Neto, defende a criação de contas de custódia em cada instituição para evitar esse custo de transporte de dinheiro.
Darcy disse que os estudos em outros países estão em andamento e que a diretoria ainda não tem conclusão sobre o assunto. Outro ponto que está em discussão é a exigência atual de que as instituições financeiras mantenham dois seguranças em cada agência, mesmo em pequenas cidades do interior, com nível de violência baixo. Segundo Darcy essa questão depende de lei e os bancos têm de convencer a sociedade sobre essa mudança.
Rodney Vergili
Deixe um comentário