Correio Braziliense
O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, confirmou que o governo enviará em 2004 o projeto de autonomia operacional do Banco Central. Segundo o ministro, apesar de a legislação hoje já ser exercida na prática, é importante que o Congresso aprove a medida para fortalecer as instituições do país e colaborar para o aumento da credibilidade brasileira no exterior.
‘‘Não há pressa porque de fato o Banco Central já atua com autonomia. Na medida que isso acontece, a lei não faz falta, mas achamos que é bom ela ser aprovada para fortalecer as nossas instituições’’, disse. Palocci, segundo a Agência Brasil, fez questão de ressaltar que o governo estuda a autonomia operacional do Banco Central e não um projeto de independência, que encontra fortes resistências dentro do PT.
Pelo modelo, o Banco Central terá total autonomia para encontrar os caminhos que tornarão possível o cumprimento das metas de inflação definidas pelo governo. Apesar de considerar a aprovação do projeto um elemento importante para a confiabilidade externa do país, Palocci explicou que o projeto de autonomia do Banco Central tramitará de acordo com o tempo definido pelo Congresso Nacional. ‘‘O projeto será enviado em 2004, agora não posso dizer quando será aprovado porque não tenho nenhum voto na Câmara ou no Senado’’, afirmou.
Deixe um comentário