fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:10 Sem categoria

1º de Maio “Dia Internacional do Trabalhador”

CUT ACRE

A CUT/AC em comemoração do 1º de maio, realizará Ato Público, a partir das 9h, com concentração em frente ao Palácio Rio Branco, e caminhada até a Praça do Quartel da Policia Militar.

O ato defenderá o aumento do salário mínimo, a Reforma Sindical, a unificação dos trabalhadores rurais e urbanos além da Autonomia e Liberdade Sindical.

CUT ALAGOAS

A CUT/AL, realizará neste 1º de maio, três atividades diferenciadas, a 2º Corrida dos Trabalhadores, com percurso de 5 km, a 1º corrida de ciclismo, com percurso de 12 km, e ato público com caminhada, onde os trabalhadores se reunirão a partir das 7h, em concentração na Praia da Ponta Verde e caminharão até a Praia de Jatiuca.
O evento contará com a presença de diversas entidades como MST (Movimento dos Sem Terra), MTL (Movimento Terra, Luta e Liberdade), CTP (Comissão Pastoral da Terra) entre outras ONGs.

CUT BAHIA

A CUT/BA promove o 1º de maio ato público, na Praça do Campo Grande, a partir das 10h, com ação social gratuita como corte de cabelo, exames de diabetes, verificação de pressão arterial, etc, e ato show com o forrozeiro Targino Gondim, banda Quântica, Bando Teatro Olodum e diversas atrações culturais.
A Central estadual da Bahia comemora 20 anos de democracia em nosso País homenageando 20 personalidades baianas que contribuíram ao longo dos anos para restabelecer um Estado Democrático, entidades civis, jornalistas, políticos, militantes, profissionais liberais. Serão oferecidos diplomas, confeccionados pelo artista plástico Carlinio França de reconhecimento aos que lutaram contra a Ditadura Militar e alusão à liberdade.
O evento que reivindicará avanços na política econômica, desenvolvimento com geração de emprego, Reforma Agrária, Justiça social e contra a Reforma Sindical que retira direitos, começa A partir das 10 h, com atrações infantis, palhaços, bandinha de música, teatro infantil, e ação social em stands que serão montados no centro da praça.
A partir das 14h, começa o ato show com diversas atrações culturais, como teatro do Bando Olodum, banda Quântica e o forrozeiro Targino Gondim, compositor e intérprete, juntamente com Gilberto Gil de “Esperando na Janela”, sucesso nacional. A diretoria da Central estima a presença de 20mil pessoas este ano para as comemorações do Dia do Trabalhador. O ato contará ainda, com a presença de autoridades e representantes de diversos partidos políticos.

CUT DISTRITO FEDERAL

As atividades de comemoração ao dia do trabalhador, da CUT Distrito Federal, terão inicio a partir das 16h com Wagner Luiz e Banda. As demais atividades serão divididas em 4 Blocos de intervenções com as Bandas Besouro do Rabo Branco, Só pra Xamegar, Trio Siridó, Genésio Tocantins e Manasés, com encerramento as 20h40 com o Show de Zé Ramalho.

CUT CEARÁ

As atividades em comemoração ao 1º de maio na CUT/CE, terão início durante a semana que antecede a data. Serão realizadas atividades em diversos bairros de Fortaleza, exibindo através de telões a história do 1º de maio.
No dia primeiro de maio, será realizado Ato Público, com concentração às 14h, na Praça do Ferreira. Às 16h acontecerá ato político, e encerramento às 18h, com bandas e atividades culturais locais.

CUT ESPÍRITO SANTO

A CUT/ES realizará as atividades do 1º de Maio na praia de Camburi. De acordo com avaliações feitas na CUT, a transferência do evento para a praia trouxe maior participação e visibilidade do 1º de maio da CUT, concentrando um grande número de pessoas.
Uma comissão está trabalhando intensamente no fechamento de toda a programação, que deverá contar com atividades esportivas, culturais e políticas, buscando envolver o maior número possível de pessoas.

CUT GOIÂNIA

Em comemoração ao 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, a Central Única dos Trabalhadores em Goiás (CUT-GO) preparou uma programação especial para este domingo, em Goiânia.
Serão veiculadas na Rádio Hippie, no período da manhã, mensagens institucionais da Central, referentes à data, para os trabalhadores (as) e freqüentadores (as) da Feira Hippie.
Na período da tarde, a CUT irá integrar a programação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – a partir das 14h, na Praça Cívica, que inclui um ato político e, logo após, um show musical. Será montado um stand da Central, onde haverá distribuição de bandeiras e de um texto informativo para a população.
O ato político e o show fazem parte do lançamento da Marcha Nacional pela Reforma Agrária, que terminará em Brasília no dia 17 de maio, quando os trabalhadores (as) percorrerão a Explanada dos Ministérios e realizarão um ato público.

Celebração e luta

A CUT-GO, neste 1º de maio, além de celebrar as conquistas dos trabalhadores (as), no Brasil e no mundo, vem reafirmar as bandeiras de luta da entidade. Defendendo a temática nacional “Trabalho, Salário, Emprego e Desenvolvimento”, a Central realizou, há poucos dias, sua 11ª Plenária Estadual, onde foi debatido o direcionamento da CUT no último ano da atual direção e do Governo Lula.
Da plenária estadual, foram tirados os delegados para participar da 11ª Plenária Nacional da CUT, que será realizada entre os dias 10 e 13 de maio de 2005, em São Paulo. O tema da plenária nacional, que orientou as discussões regionais, será o mesmo: “Trabalho, Salário, Emprego e Desenvolvimento”.

CUT MATO GROSSO

CUT MT realiza neste 1º de maio, em Cuiabá, ato público com concentração a partir das 7h30, na Avenida Mato, para a XVII Romaria dos trabalhadores, onde haverá celebração ecumênica reunindo a CEB`s, Movimentos Sociais e Ong`s, com caminhada até a Comunidade Católica Sâo Pedro no Bairro Alvorada.
Durante o dia, na Escola Vitorino Monteiro, a CUT promove o II Mutirão da Cidadania, com a parceria da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Cidadania e a Coordenação de Identificação da Secretaria Estadual de Segurança, oferecendo serviços de confecção de carteiras de trabalho e identidade gratuitamente, além de um posto do PROCON no local.

A partir das 17h, na Av. Curió, no CPA IV, 1ª Etapa acontecerá o Ato Show com a apresentação de bandas regionais e falas das entidades parceiras. O encerramento esta previsto para as 22h.

CUT MATO GROSSO DO SUL

A CUT/MS, realiza manifestação em celebração ao Dia Internacional do Trabalhador. As atividades terão início a partir das 7h30, com concentração no Parque Ayrton Senna e comunidade São Lucas e Guadalupe, às 8h terá início á caminhada com chegada prevista às 9h na esplanada da igreja do Espírito Santo, no Jardim Aero Rancho.
O ato religioso acontecerá às 10h, logo após a celebração será servido almoço a preços populares.

CUT RIO GRANDE DO NORTE

A CUT/RN irá comemorar o Dia do Trabalhador, no dia 1º de maio, em Natal. As atividades terão início às 9 horas, com a concentração no Ginásio de Esportes do Bairro Cidade da Esperança. Haverá, após a concentração, panfletagem que seguirá até a feira do bairro, e será acompanhada de uma banda de frevo. O encerramento será marcado por uma confraternização no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Natal com uma feijoada e Ato Político. Fortalecimento do Movimento dos Trabalhadores, contra a retirada de direitos, um salário mínimo justo e reforma agrária serão os principais temas defendidos no evento, que contará com a presença de vários setores do movimento social, MST e outros.

CUT PARANÁ

A CUT/PR e a Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone-Sul, em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador, no dia 1º de maio, realizarão evento no Gramadão da Vila A, no Espaço Cultural Itaipu, em Foz do Iguaçu.com início às 12 horas.
O evento terá como principais focos a integração real do Cone-Sul, Emprego, igualdade de oportunidade e gênero e Livre circulação dos trabalhadores do Mercosul.

Participarão das atividades lideranças sindicais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O evento contará com uma feira da agricultura familiar e de artesanatos, área de camping, além de grande palco onde serão realizados ato público e apresentações culturais nacionais e internacionais, incluindo show de cantor ou banda de renome ainda a ser definido.

CUT RIO DE JANEIRO

A CUT/RJ irá comemorar o 1º de Maio, Dia Nacional do Trabalhador, em evento a ser realizado em Nova Iguaçu, na Via Light. O evento terá como tema principal a Redução da Jornada de Trabalho, além de reivindicar também a Recomposição do Salário Mínimo, Distribuição de Renda, Emprego e Redução dos Juros.
A atividade terá início com a Meia Maratona, com largada às 9 horas. Atrações de circo, oficinas de desenho, cursos de maquiagem, aulas de dança, pula-pula e aluguel de bicicletas farão parte da infra-estrutura da festa, que contará com show da cantora Daniela Mercury, às 19 horas.

CUT RIO GRANDE DO SUL

A comemoração do 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, da CUT/RS será realizada nos pavilhões da festa da Uva, em Caxias do Sul. A festa, representada pela unidade e parceria da CUT – RS, Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS – RS), Pastoral Operária (PO – RS), CNBB-SUL 3, terá como tema central o “Trabalho, Fonte de dignidade, direito de todos!”.

O evento visa, na análise da conjuntura internacional, dizer não à Alca, defendendo um Mercosul e América Latina fortes. Para tanto, será realizada uma dinâmica, com início às 8h30 e terá como objetivo refletir sobre o mundo do trabalho, a política econômica nacional, a crise do RIO Grande do Sul e as alternativas para geração de emprego e renda.

Dinâmica
8h30 – Concentração em frente ao Mosteiro
9h – Início da caminhada até os pavilhões da Festa da Uva
10h30 – Chegada nos pavilhões da Festa da Uva
10h45 – Celebração
12h – Término da Celebração
12h às 13h – Almoço
13h – Tribuna/Ato Político, com show de Leonardo e Grupo

Fonte: CUT

Close