Alvo para o Ibovespa ao final de 2007 é de 54 mil pontos, diz Santander Banespa
SÃO PAULO – A primeira semana de janeiro foi marcada por significativos ajustes no mercado brasileiro de renda variável. Em linha com a percepção de outros analistas consultados pela InfoMoney, a equipe do Banco Santander Banespa acredita que o movimento de realização de lucros recente foi catalisado pelo recuo nos preços das commodities.
Os analistas comentam que o índice CRB, que mede o preço dos contratos futuros das commodities nos EUA, somou mais de 5% de queda em apenas 4 dias de negócios no ano. Os destaques foram as commodities de energia (basicamente petróleo e derivados) e as industriais (formada por insumos da indústria, como os metais).
Preço-alvo em 2007 para o Ibovespa é de 54 mil pontos
Com o objetivo de demonstrar a importância do desempenho das ações de empresas ligadas ao setor de commodities sobre o mercado como um todo, os analistas do Banco Santander Banespa realizaram uma nova apresentação.
“Na abertura setorial do Ibovespa, fica clara a contribuição negativa das ações das empresas relacionadas a commodities – que representam 43% do índice. Dos 2.227 pontos que o índice perdeu no ano, 1.020 foram decorrentes da queda de apenas três setores: Óleo & Gás, Mineração e Siderurgia”.
Em relação às perspectivas, os analistas reiteram a visão de que o movimento de queda da última semana foi apenas uma correção de curto prazo. “Mantemos nossa visão positiva para o mercado acionário brasileiro no longo prazo – nosso preço-alvo 2007 para o Ibovespa é de 54 mil pontos”.
Acredita-se ainda que se o patamar dos 42 mil pontos for respeitado o Ibovespa tende a manter no curto prazo o movimento de alta verificado nos últimos meses.
Deixe um comentário