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Mulheres querem participar de Fórum da Previdência Social

Adital – O ministro da Previdência Social negou, na segunda-feira (12), o pedido de inserção das Mulheres no Fórum Nacional da Previdência Social. Ele alegou que elas já estão representadas pela Secretaria Especial para Assuntos das Mulheres.

Na terça-feira (13) elas se encontraram com a Ministra Nilcéa Freire, que prometeu apoiar, junto à bancada do Governo, o ingresso do Movimento como integrante do Fórum. Ela destacou a importância de uma parceria entre o Movimento de Mulheres e o Governo Federal para atuarem juntos dentro do Fórum e informou que a intenção da Secretaria é organizar seminários locais para discutir a inclusão das Mulheres no sistema previdenciário. Nilcéa Freire informou, também, que no dia 10 de abril a reunião do Fórum vai tratar da questão de gênero e pediu indicação de especialistas que possam apresentar boas propostas.

O que as mulheres querem propor

Entre as principais propostas desses movimentos está o reconhecimento do trabalho doméstico não remunerado e a redução ainda maior da alíquota de contribuição das trabalhadoras domésticas remuneradas e contribuintes individuais de baixa renda. O Regime Geral da Previdência Social atende uma pequena parcela da população ocupada, deixando de fora mais de 40 milhões de trabalhadores(as). A reforma da Previdência Social deve contemplar medidas que permitam ampliar o número de trabalhadores(as) segurados(as).

Seguem abaixo os dados e informações que confirmam a importância e a viabilidade da efetivação dessas propostas:

* Esse é um problema que afronta a Constituição Brasileira, na medida em que a previdência social, como parte do sistema de seguridade social, tem que ser organizada pelo poder público com o objetivo de garantir a universalidade da cobertura e do atendimento, entre outros (art.194).

* É preciso lembrar dos avanços da Reforma anterior com a Emenda Constitucional nº 47, que determina que o sistema especial de inclusão previdenciária terá alíquotas e carências inferiores às vigentes para os demais segurados do regime geral de previdência social.

* De acordo com o IBGE, em 2001, 22,9% das famílias brasileiras tinham rendimento mensal per capita de até ½ salário mínimo, sendo que esse percentual sobe para 42,2% no Nordeste.

* Já no tocante às mulheres das camadas médias e altas, para o custeio de suas aposentadorias poderiam ser adotados diferentes exemplos apresentados pelos sistemas alemão, suíço, canadense e estadunidense, que há mais de 4 décadas consideram o trabalho reprodutivo para a aquisição de direitos previdenciários e cíveis.

* A cobertura da Previdência Social para o sexo feminino é 40% menor do que a dos homens. Isso se deve, entre outras razões, porque a maioria das aposentadorias femininas é por idade, e, devido às dificuldades ainda encontradas pelas mulheres para participarem do mercado de trabalho, muitas não conseguem atingir o período de 30 anos de contribuição para se aposentarem mais cedo; e seu benefício médio mensal é menor que o do segmento masculino.

* Segundo Hildete Pereira de Melo, professora de Economia da Universidade Federal Fluminense o cálculo do valor do trabalho doméstico e não remunerado feito por mulheres representa 13% a mais no PIB brasileiro. Estimativas da ONU indicam que o trabalho doméstico não assalariado corresponde a faixa de 10% a 35% do PIB em todo o Mundo. (“Women in a Changing Global Economy,” 1994 World Survey on the Role of Women in Development. Nações Unidas, 1995).

* Entre os segmentos mais pauperizados, onde os serviços básicos de infra-estrutura são precários, estima-se que as mulheres trabalham de 3 a 5 horas a mais que os homens, em tarefas realizadas no âmbito doméstico e da subsistência como pegar água e buscar alimentos. As horas gastas aí representam o tempo a menos que as mulheres contam para buscar prover a sua sobrevivência e de seus familiares. E este é um ponto fundamental para rebater a proposta da equiparação dos anos para aposentadoria entre homens e mulheres, quando o Brasil tiver uma relação mais igualitária na divisão das tarefas domésticas é possível começar a pensar na possibilidade de mulheres e homens se aposentarem com o mesmo tempo de trabalho contado formalmente.

* Segundo os dados dos indicadores sociais do IBGE de 2002, as mulheres dedicadas aos trabalhos domésticos somam 19,2% e, deste percentual, 10,5% delas não recebem remuneração. Esta proporção em relação aos homens é bem menor (0,8% e 5,9% respectivamente).

* Os dados do IBGE, referentes ao ano de 2001, indicam que dos 75,4 milhões de pessoas que fazem parte da população ocupada, metade tem rendimento (média mensal de todos os trabalhos) de ½ a 2 salários mínimos e que mais da metade não tem seguridade social. A taxa de contribuição previdenciária da população ocupada é de apenas 45,7%, sendo que 46,1% são homens e 45,1% mulheres.

* Dos 36.057.886 (47,8%) empregados(as) do País, somente 61,5% possuem carteira de trabalho. Os trabalhadores(as) por conta-própria (22,3%) têm a menor taxa de contribuição previdenciária (14,9%), Os empregadores(as) são a segunda categoria ocupacional com a maior taxa de contribuição, 58,1%, dos quais 63,0% são mulheres e 56,6% homens, evidenciando que quem possui melhor posto de trabalho contribui mais.

* As mulheres têm remuneração inferior à dos homens; mais de 70% da população feminina recebe até 2 salários mínimos (contra 55,1% dos homens); suas atividades concentram-se no setor de serviços, onde os rendimentos são mais baixos; e se aposentam em menor proporção que os homens.

* Em relação ao debate sobre os recursos da Previdência, dados que a ANFIP (Associação Nacional dos Fiscais da Previdência Social) apresenta em sua cartilha “Análise da Seguridade Social – 2005” ( www.anfip.org.br ) revelam que a diferença entre receitas e despesas totais da Seguridade Social na verdade é positiva em mais de 56 bilhões de reais (superávit). Mesmo considerando a desvinculação prevista na DRU (20% das receitas) que equivaleria a 32,12 bilhões de reais, o saldo continuaria sendo positivo em quase 25 bilhões de reais.

O grupo que está coordenando esta reivindicação é formado pela Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) – Campanha Nacional pela Aposentadoria das Donas de Casa, a Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).

Todos que queiram dar apoio a este movimento deve entrar no sitio www.cfemea.org.br e assinar a carta aberta que está disponível naquele endereço.

Para ler a carta, acesse o endereço eletrônico http://www.adital.com.br/banners/pt/carta-pt.doc.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.adital.org.br.

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Mulheres querem participar de Fórum da Previdência Social

Adital – O ministro da Previdência Social negou, na segunda-feira (12), o pedido de inserção das Mulheres no Fórum Nacional da Previdência Social. Ele alegou que elas já estão representadas pela Secretaria Especial para Assuntos das Mulheres.
Na terça-feira (13) elas se encontraram com a Ministra Nilcéa Freire, que prometeu apoiar, junto à bancada do Governo, o ingresso do Movimento como integrante do Fórum. Ela destacou a importância de uma parceria entre o Movimento de Mulheres e o Governo Federal para atuarem juntos dentro do Fórum e informou que a intenção da Secretaria é organizar seminários locais para discutir a inclusão das Mulheres no sistema previdenciário. Nilcéa Freire informou, também, que no dia 10 de abril a reunião do Fórum vai tratar da questão de gênero e pediu indicação de especialistas que possam apresentar boas propostas.
O que as mulheres querem propor
Entre as principais propostas desses movimentos está o reconhecimento do trabalho doméstico não remunerado e a redução ainda maior da alíquota de contribuição das trabalhadoras domésticas remuneradas e contribuintes individuais de baixa renda. O Regime Geral da Previdência Social atende uma pequena parcela da população ocupada, deixando de fora mais de 40 milhões de trabalhadores(as). A reforma da Previdência Social deve contemplar medidas que permitam ampliar o número de trabalhadores(as) segurados(as).
Seguem abaixo os dados e informações que confirmam a importância e a viabilidade da efetivação dessas propostas:
* Esse é um problema que afronta a Constituição Brasileira, na medida em que a previdência social, como parte do sistema de seguridade social, tem que ser organizada pelo poder público com o objetivo de garantir a universalidade da cobertura e do atendimento, entre outros (art.194).
* É preciso lembrar dos avanços da Reforma anterior com a Emenda Constitucional nº 47, que determina que o sistema especial de inclusão previdenciária terá alíquotas e carências inferiores às vigentes para os demais segurados do regime geral de previdência social.
* De acordo com o IBGE, em 2001, 22,9% das famílias brasileiras tinham rendimento mensal per capita de até ½ salário mínimo, sendo que esse percentual sobe para 42,2% no Nordeste.
* Já no tocante às mulheres das camadas médias e altas, para o custeio de suas aposentadorias poderiam ser adotados diferentes exemplos apresentados pelos sistemas alemão, suíço, canadense e estadunidense, que há mais de 4 décadas consideram o trabalho reprodutivo para a aquisição de direitos previdenciários e cíveis.
* A cobertura da Previdência Social para o sexo feminino é 40% menor do que a dos homens. Isso se deve, entre outras razões, porque a maioria das aposentadorias femininas é por idade, e, devido às dificuldades ainda encontradas pelas mulheres para participarem do mercado de trabalho, muitas não conseguem atingir o período de 30 anos de contribuição para se aposentarem mais cedo; e seu benefício médio mensal é menor que o do segmento masculino.
* Segundo Hildete Pereira de Melo, professora de Economia da Universidade Federal Fluminense o cálculo do valor do trabalho doméstico e não remunerado feito por mulheres representa 13% a mais no PIB brasileiro. Estimativas da ONU indicam que o trabalho doméstico não assalariado corresponde a faixa de 10% a 35% do PIB em todo o Mundo. (“Women in a Changing Global Economy,” 1994 World Survey on the Role of Women in Development. Nações Unidas, 1995).
* Entre os segmentos mais pauperizados, onde os serviços básicos de infra-estrutura são precários, estima-se que as mulheres trabalham de 3 a 5 horas a mais que os homens, em tarefas realizadas no âmbito doméstico e da subsistência como pegar água e buscar alimentos. As horas gastas aí representam o tempo a menos que as mulheres contam para buscar prover a sua sobrevivência e de seus familiares. E este é um ponto fundamental para rebater a proposta da equiparação dos anos para aposentadoria entre homens e mulheres, quando o Brasil tiver uma relação mais igualitária na divisão das tarefas domésticas é possível começar a pensar na possibilidade de mulheres e homens se aposentarem com o mesmo tempo de trabalho contado formalmente.
* Segundo os dados dos indicadores sociais do IBGE de 2002, as mulheres dedicadas aos trabalhos domésticos somam 19,2% e, deste percentual, 10,5% delas não recebem remuneração. Esta proporção em relação aos homens é bem menor (0,8% e 5,9% respectivamente).
* Os dados do IBGE, referentes ao ano de 2001, indicam que dos 75,4 milhões de pessoas que fazem parte da população ocupada, metade tem rendimento (média mensal de todos os trabalhos) de ½ a 2 salários mínimos e que mais da metade não tem seguridade social. A taxa de contribuição previdenciária da população ocupada é de apenas 45,7%, sendo que 46,1% são homens e 45,1% mulheres.
* Dos 36.057.886 (47,8%) empregados(as) do País, somente 61,5% possuem carteira de trabalho. Os trabalhadores(as) por conta-própria (22,3%) têm a menor taxa de contribuição previdenciária (14,9%), Os empregadores(as) são a segunda categoria ocupacional com a maior taxa de contribuição, 58,1%, dos quais 63,0% são mulheres e 56,6% homens, evidenciando que quem possui melhor posto de trabalho contribui mais.
* As mulheres têm remuneração inferior à dos homens; mais de 70% da população feminina recebe até 2 salários mínimos (contra 55,1% dos homens); suas atividades concentram-se no setor de serviços, onde os rendimentos são mais baixos; e se aposentam em menor proporção que os homens.
* Em relação ao debate sobre os recursos da Previdência, dados que a ANFIP (Associação Nacional dos Fiscais da Previdência Social) apresenta em sua cartilha “Análise da Seguridade Social – 2005” ( www.anfip.org.br ) revelam que a diferença entre receitas e despesas totais da Seguridade Social na verdade é positiva em mais de 56 bilhões de reais (superávit). Mesmo considerando a desvinculação prevista na DRU (20% das receitas) que equivaleria a 32,12 bilhões de reais, o saldo continuaria sendo positivo em quase 25 bilhões de reais.
O grupo que está coordenando esta reivindicação é formado pela Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) – Campanha Nacional pela Aposentadoria das Donas de Casa, a Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).
Todos que queiram dar apoio a este movimento deve entrar no sitio www.cfemea.org.br e assinar a carta aberta que está disponível naquele endereço.
Para ler a carta, acesse o endereço eletrônico http://www.adital.com.br/banners/pt/carta-pt.doc.
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